Sent: Monday, October 29, 2007 8:20 PM
Subject: Re: [obm-l] Re: [obm-l] Questões da OBM

Bárbara,

Lembra do meu ponto 1? "Se você tem um grupo (x, y, z, w), só há um termo que pode vir antes desses quatro termos, quaisquer sejam eles."

Provar o ponto 1 é trivial, já que precisamos de um valor congruente a w-(z+y+x) mod 10 e não há dois termos dos possíveis membros da sequência (0 a 9) que têm o mesmo valor mod 10.

Mesmo se você não entender de aritmética modular, o ponto 1 é muito intuitivo. Pegue alguns grupos (x, y, z, w) quaisquer e veja se você consegue achar dois termos que podem vir antes desses. Você vai logo se cansar, já que não tem jeito :)

(não continue até entender o que eu disse até agora)

Logo a sequência (i, j, k, l) não pode vir depois de um "h" e depois de um "l" ao mesmo tempo (claro, se considerarmos que h é diferente de l). Concluímos que a situação proposta é impossível.

Note que para rejeitar um ciclo de período indefinido, precisamos do ponto 2. Como cada grupo (c, d, e, f) só tem um termo que pode antecedê-lo (chamaremos de "b"), o grupo (b, c, d, e) também só tem um termo que pode antecedê-lo (um termo "a" qualquer). Logo, cada termo só pode vir de uma sequência definida (por exemplo, os números 1, 1, 1, 3 só podem vir depois de 0, 8, 9, 2, 9, 0, etc.)

Fernando Oliveira