[obm-l] Problema das Alianças...

Ola caros amigos da lista...
Um amigo de meu pai me desafio com o seguinte problema e não consigo obter
resposta.... la vai:
Um homem muito rico tinha 12 alianças de ouro.... uma delas entretanto era
mais leve ou mais pesada que as demais.Como descobrir qual aliança é a mais
leve ou pesada com apenas tres pesagens em uma balança tradicional...(
Aquelas que simbolizam a justiça onde se compara apenas dois pesos).
(Creio eu que 3 pesagens não são sufucientes....mas espero que esteja
enganado)
Muito obrigado e boa sorte com o problema....
Filipe Junqueira