Re: [obm-l] Problema das Alianças...

On Sun, Aug 28, 2005 at 11:34:26PM -0300, filipe junqueira wrote:
> Ola caros amigos da lista...
> Um amigo de meu pai me desafio com o seguinte problema e não consigo obter
> resposta.... la vai:
> Um homem muito rico tinha 12 alianças de ouro.... uma delas entretanto era
> mais leve ou mais pesada que as demais.Como descobrir qual aliança é a
> mais leve ou pesada com apenas tres pesagens em uma balança
> tradicional...( Aquelas que simbolizam a justiça onde se compara apenas
> dois pesos).
> (Creio eu que 3 pesagens não são sufucientes....mas espero que esteja
> enganado)

Três pesagens são suficientes sim, dá até para determinar se a aliança
diferente é mais pesada ou mais leve. Com treze alianças e três pesagens
você ainda consegue determinar qual é a diferente mas em um certo caso
fica sem saber se a diferente é mais pesada ou mais leve.

Este problema é clássico e já foi discutido em detalhes tanto nesta lista
quanto na revista Eureka. A única diferença é que o problema é frequentemente
formulado com moedas, pérolas ou bolas ao invés de alianças.
Veja os arquivos da lista, começando talvez com as mensagens abaixo:

http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.200208/msg00213.html
http://www.mail-archive.com/obm-l@mat.puc-rio.br/msg07856.html

[]s, N.