Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] OBM2004 - NIVEL U - Problema 2 - Uma variação

On Thu, Oct 21, 2004 at 07:27:29PM -0300, Domingos Jr. wrote:
> para concluir, então... existem mais conjuntos Lebesgue-mensuráveis do
> que conjuntos não-Lebesgue-mensuráveis?

Quase todo conjunto que aparece em aplicações é Lebesgue mensurável.
Por outro lado, o conjunto dos borelianos tem cardinalidade c (a de R)
e o conjunto de todos os subconjuntos de R tem cardinalidade 2^c
então em um sentido mais abstrato quase todo conjunto é não mensurável.

> e quanto ao problema 5 da OBM? eu acho que consegui demonstrar que o
> limite ficava entre duas constantes para qualquer valor de m... talvez
> eu tenha errado um pouco na minha estimativa por que o limite ficou
> entre 2 e 4 e eu acho que na verdade 2 é o máximo que o limite assume
> (será que 2 é sempre o limite?!), mas isso deve ter sido algum erro de
> conta mesmo.

O do Arnalde e Bernaldo? O limite sempre existe mas o valor depende de m.
A resposta é 2 se m for par, senão o valor é outro, próximo de 2,
tendendo a 2 quando m tende a infinito mas diferente de 2.

[]s, N.