Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] OBM2004 - NIVEL U - Problema 2 - Uma variação

On Wed, Oct 20, 2004 at 06:46:41PM -0300, Domingos Jr. wrote:

> [...]
> (por sinal, o volume sobre todo R^2 é PI!). Sem dúvida f é bem
> comportada. A idéia então era integrar uma função bem comportada num
> conjunto muito mal comportado! Eu achava que com integrais de Lebesgue
> isso seria sempre possível, mas talvez meu argumento falhe pois só
> depois que esse meu professor falou que eu percebi que é necessario que
> o conjunto seja mensurável para que eu aplique a minha idéia. Parece
> então que se A é mensurável então A não pode satisfazer as
> características enunciadas e isso pode ser demonstrado pelo meu

Correto: o seu argumento prova que não existe
um conjunto A Lebesgue-mensurável satisfazendo
as condições do problema.

> O problema é que não podemos afirmar que A é mensurável e portanto f
> pode ser bem comportada no R^2 mas não integrável em A, certo?

Exatamente: não faz sentido integrar *nenhuma* função sobre um domínio
que não seja mensurável.

[]s, N.