[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] OBM2004 - NIVEL U - Problema 2 - Uma variação

>Em que sentido f seria bem comportada? Ela certamente não é contínua.

Depois de falar com um professor meu do IME eu acho que entendi no que
eu errei. Já vou avisando para ter paciência já que meus conhecimentos
sobre integral de Lebesgue tem medida nula...

Inicialmente eu pensei em definir f(x, y) para todo R^2. Algo como f(x,
y) = exp{-x^2 - y^2} que é positiva para todo x, y e tem volume finito
(por sinal, o volume sobre todo R^2 é PI!). Sem dúvida f é bem
comportada. A idéia então era integrar uma função bem comportada num
conjunto muito mal comportado! Eu achava que com integrais de Lebesgue
isso seria sempre possível, mas talvez meu argumento falhe pois só
depois que esse meu professor falou que eu percebi que é necessario que
o conjunto seja mensurável para que eu aplique a minha idéia. Parece
então que se A é mensurável então A não pode satisfazer as
características enunciadas e isso pode ser demonstrado pelo meu
argumento da integral, certo?

>Nas hipóteses do teorema (no site que você indicou) aparece
>que a função deve estar em L^+(X x Y). Esta hipótese não vale
>em geral para a função que você construiu.

O problema é que não podemos afirmar que A é mensurável e portanto f
pode ser bem comportada no R^2 mas não integrável em A, certo?

Abraços.