Re: [obm-l] Descubra os lados do Triangulo

On Mon, Feb 23, 2004 at 12:02:48AM -0300, Rafael wrote:
> Cada um faz como preferir ou souber, recentemente o Nicolau
> escreveu uma aula sobre cúbicas em que ele usava trigonometria
> principalmente, e certamente isso está bem distante do que Tartaglia e
> Cardano pensavam na época, embora, hoje, seja o mais útil, prático.

Só um pequeno comentário: a trigonometria aparece no que eu escrevi
apenas para tirar a raiz cúbica de um número complexo. E o meu propósito
não era tanto mostrar como resolver uma cúbica e sim mostrar um contexto
elementar em que números complexos são úteis (serve para calcular as
raízes *reais* de uma equação cúbica com coeficientes *reais*).

Existem outros contextos elementares para motivar e justificar o ensino
de complexos (por exemplo, geometria plana) mas infelizmente muitos
alunos ficam só na promessa ("Estude, meu filho, pq cai no vestibular e se
você estudar engenharia elétrica você vai ver que isto é muito importante").

A minha mensagem original está aqui:

http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.200402/msg00351.html

[]s, N.