Sent: Monday, February 23, 2004 1:32 AM
Subject: Re: [obm-l] restos

Ola Rafael, Douglas, Fabio e todos participantes da lista,

Vi estes dois problemas em um forum de matematica, mas quando postaram nao colocaram as alternativas. Logo, resolvi pesquisar no google a origem das questoes e vi que elas cairam em um concurso para oficial de justica. Voces estao com toda a razao, pois a alternativa correta para a segunda questao eh a *nda*.
Mas, na verdade, eu esperava uma solucao aritmetica para elas, pois em concursos nao se pede em seus editais que estudem *congruencia-modulo* (teoria dos numeros).
Voces poderiam me mostrar uma solucao aritmetica. Pois o conceito de *mod* esta alem do exigido na questao, apesar de ser um caminho mais facil para aqueles que ja dominam isso.