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Re: [obm-l] Descubra os lados do Triangulo
Nicolau,
O seu prop�sito, como j� explicitei em resposta � sua mensagem na �poca, �
louv�vel. A minha refer�ncia agora s� teve por intento mostrar como
varia��es das "f�rmulas resolutivas" de c�bicas e qu�rticas surgem, e muito
mais adequadas ao conhecimento matem�tico que se tem hoje.
Abra�os,
Rafael de A. Sampaio
----- Original Message -----
From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Monday, February 23, 2004 12:56 PM
Subject: Re: [obm-l] Descubra os lados do Triangulo
S� um pequeno coment�rio: a trigonometria aparece no que eu escrevi
apenas para tirar a raiz c�bica de um n�mero complexo. E o meu prop�sito
n�o era tanto mostrar como resolver uma c�bica e sim mostrar um contexto
elementar em que n�meros complexos s�o �teis (serve para calcular as
ra�zes *reais* de uma equa��o c�bica com coeficientes *reais*).
Existem outros contextos elementares para motivar e justificar o ensino
de complexos (por exemplo, geometria plana) mas infelizmente muitos
alunos ficam s� na promessa ("Estude, meu filho, pq cai no vestibular e se
voc� estudar engenharia el�trica voc� vai ver que isto � muito importante").
A minha mensagem original est� aqui:
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.200402/msg00351.html
[]s, N.
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Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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