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Re: [obm-l] Descubra os lados do Triangulo



Nicolau,

O seu propósito, como já explicitei em resposta à sua mensagem na época, é
louvável. A minha referência agora só teve por intento mostrar como
variações das "fórmulas resolutivas" de cúbicas e quárticas surgem, e muito
mais adequadas ao conhecimento matemático que se tem hoje.

Abraços,

Rafael de A. Sampaio



----- Original Message -----
From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Monday, February 23, 2004 12:56 PM
Subject: Re: [obm-l] Descubra os lados do Triangulo


Só um pequeno comentário: a trigonometria aparece no que eu escrevi
apenas para tirar a raiz cúbica de um número complexo. E o meu propósito
não era tanto mostrar como resolver uma cúbica e sim mostrar um contexto
elementar em que números complexos são úteis (serve para calcular as
raízes *reais* de uma equação cúbica com coeficientes *reais*).

Existem outros contextos elementares para motivar e justificar o ensino
de complexos (por exemplo, geometria plana) mas infelizmente muitos
alunos ficam só na promessa ("Estude, meu filho, pq cai no vestibular e se
você estudar engenharia elétrica você vai ver que isto é muito importante").

A minha mensagem original está aqui:

http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.200402/msg00351.html

[]s, N.

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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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