[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [obm-l] Descubra os lados do Triangulo



Douglas,
 
O Método de Ferrari é o que se aplica para resolver uma equação do 4º grau. Demonstrá-lo não é tão simples, mas se você quiser, em PVT, posso enviar para você. Em poucas palavras, primeiramente você elimina da equação o termo em x^3 fazendo uma substituição do tipo x = z - a_3/4. Depois disso, da equação incompleta, tenta-se obter um quadrado perfeito e daí a necessidade de se achar um w real que satisfaça a essa condição. Para isso, é preciso resolver uma equação do 3º grau, por exemplo, pelo método de Tartaglia. Tendo completado o quadrado, você poderá extrair as raízes quadradas de ambos os lados da igualdade e chegar a uma quadrática, que, após ser resolvida, dará os valores de z, os quais subtraídos de a_3/4 nos fornecerão as raízes da equação original em x. Esse é o método que utilizei de uma forma mais direta: a partir da construção das raízes, definindo-se certas constantes.
Ele é trabalhoso sem sombra de dúvida, mas há casos em que o trabalho nem é tão grande assim. Lembro-me de que a equação que Ferrari recebeu como desafio num dos "duelos matemáticos" de sua época tinha raízes muitíssimo complicadas. E Cardano, como hábil surrupiador da produção intelectual alheia, publicou uns 20 casos de quárticas em Ars Magna, juntamente com os resultados de Tartaglia sobre as cúbicas. Por isso, até hoje, para quem conhece um pouco de história da Matemática, é impossível chamar o método de Tartaglia de método de Cardano-Tartaglia, embora muitos façam isso sem qualquer remorso. Enfim, tenho consciência de que muitos outros matemáticos usam variações do que eles criaram. Eu mesmo, para as cúbicas, prefiro utilizar a fórmula da raiz real de Tartaglia juntamente com as rotações dos complexos no plano de Argand-Gauss. Cada um faz como preferir ou souber, recentemente o Nicolau escreveu uma aula sobre cúbicas em que ele usava trigonometria principalmente, e certamente isso está bem distante do que Tartaglia e Cardano pensavam na época, embora, hoje, seja o mais útil, prático.
 
É isso. Espero ter ajudado.
 
 
Abraços,
 
Rafael de A. Sampaio
 
 
 
 
 
----- Original Message -----
Sent: Sunday, February 22, 2004 10:02 PM
Subject: RES: [obm-l] Descubra os lados do Triangulo

Olá Rafael. Já que você tocou no assunto e mostrou domínio sobre ele... Poderia esclarecer-me por favor do que se trata o Método de Ferrari? Me interessei em saber sobre isso.

 

Um abraço, Douglas Ribeiro Silva