Re: [obm-l] geometria

At 19:23 21/2/2004, Pacini bores wrote:
>Olá  pessoal ,
>
>Poderiam  me  ajudar no problema abaixo ?
>
>Considere o retãngulo  ABCD com <CAB=60º  e um ponto E sobre AD tal que
><ABE = 50º .Determine < ACE
>
>[]´s  Pacini

Olá  Pacini ,

Usando  um pouco de trigonometria  e chamando  < ACE  de  x , encontramos

cotg(x) =4cotg50º - sqrt(3) ,  em  que  fornece    31º < x < 32º ;
portanto  , acredito  que  neste  problema  não   seja  possível  uma
transformação , tipo  aquela  em que  dividimos  o ângulo  de 60º  em
20º  e 40º . De  qualquer  forma  vamos  esperar  alguém  da lista
que  possa  dar uma  outra opinião , ou talvez  uma  solução  mais  precisa
, ok ?. Espero  ter  ajudado.

[]´s  Carlos  Victor