Re: [obm-l] Pontos pintados

    Caro Claudio,
    Suponha que em todo segmento unitario as extremidades tem cores
distintas.Se X e Y estao a distancia raiz(3), e' possivel achar A e B no
plano tais que os triangulos XAB e ABY sejam equilateros de lado 1. Assim,
A e B tem cores distintas e diferentes da cor de X, donde a cor de Y deve
ser igual a cor de X. Considere agora um triangulo XYZ com lados
XY=XZ=raiz(3) e YZ=1. Temos que as cores de Y e de Z devem ser iguais a cor
de X mas a cor de Y deve ser distinta da cor de Z, absurdo.
    Eu sei fazer o seu problema da equacao diofantina usando um pouco de
aritmetica em Z[i]. Voce tem uma solucao que nao usa isso ?
    Abracos,
            Gugu