Re: [obm-l] Pontos pintados

Oi, Marcos:

Veja os comentarios abaixo:

on 27.04.03 05:32, Marcos Reynaldo at marc_reybr@yahoo.com.br wrote:

> Com relação ao problema acima ai vai uma tentativa:
>
> Admita que a equação tem solução em inteiros
> positivos. Neste caso, você conclui que y só pode ser
> um número impar (pois se x é par, x^2 é par, x+1 é
> impar e (x+1)^2 é impar e a soma de um numero par com
> um impar é impar; analogamente, se x for impar,
> conclui-se que y é impar).
> Bom então y é da forma 2n+1, onde n é inteiro (o caso
> em que n é 1 é facilmente verificado substituindo y
> por 1 donde resulta que x ou é 0 ou -1).
> Substituindo na expressão , vem
> x^2 + x^2+2x+1=2n+1 -->  2x^2 + 2x - 2n = 0 -->

Ateh aqui - tudo certo.

> x^2 + x - n = 0  -->  x = raiz(1+4n)/2.
> Ora, mas o resultado acima não é inteiro. Se fosse,
> x^2=(1+4n)/2 tambem seria, o que é um absurdo.

Na verdade, resolvendo aquela equacao do 2o. grau, voce acha que:
x = (-1 + raiz(1+4n))/2, que eh inteiro e positivo para uma infinidade de
valores de n:
n = 2 ==> x = 1
n = 6 ==> x = 2
n = 12 ==> x = 3

em geral:
n = k^2 + k ==> x = k

> Logo, o fato de considerarmos que a equação possui
> solução em inteiros positivos gerou uma contradição.
> Assim, a equação não possui solução em inteiros
> positivos.

Assim, nao vale a sua conclusao.

> Dá uma olhada, se tiver algum erro me diz.
>
> []'s Marcos

Um abraco,
Claudio.