Re: [obm-l] Limites

on 27.04.03 02:08, niski at fabio@niski.com wrote:

> Pretendo nesta mensagem responder ao Leandro Recova, ao prof. Morgado, e
> ao Claudio Buffara.
>
> prof. Morgado, desculpe.Eu estava acostumado com o acrônimo cbrt (raiz
> cubica) e não fui cuidadoso o suficiente para fazer tal referencia.
>
> Claudio e Leandro :
> Muito estranho...
> Para o Leandro o limite deu 0, para o Buffara não existe, no Mathematica
> deu -infinito e a resposta do livro é infinito !!!! e agora?
>
> Quanto a utilizar sin no lugar de sen , não acho que seja um grande
> [...]

Oi, Niski:

Nao ligue muito pros meus comentarios sobre notacao - o importante eh se
fazer entender e isso voce conseguiu (mesmo com cbrt e sin). No mais, toda
vez que eu fizer um comentario mais acido, pode ter certeza que eh soh
brincadeira - eu sou o tipo de pessoa que "perde o amigo mas nao perde a
piada" - portanto, nao me leve muito a serio nestas horas. Eu ja me ferrei
varias vezes porque nem too mundo tem o mesmo senso de humor, mas nao
consigo evitar. Assim, ja fica o aviso...

Sobre o limite, eu cheguei a conclusao da que os limites laterais eram + e -
infinito mas fiquei com um pouco de medo de ter errado as contas.
Sabe o que eu fiz? Calculei no computador o valor da expressao original em x
= 1,5707 e 1,5709 e achei valores enormes com sinais opostos - essa
evidencia empirica me convenceu. Nao eh aceitavel como prova, mas muita
matematica de 1a. qualidade ja foi descoberta atraves de observacoes
empiricas (por exemplo, Gauss conjecturou o teorema dos nos. primos com base
em analise numerica de uma tabela de primos - haja falto do que fazer,
hem???)

Um abraco,
Claudio.