Re: [obm-l] Pontos pintados

Oi, Gugu:

Acho que resolvi usando aritmetica em Z[i]:

Suponhamos que equacao diofantina:
y^3 = (x+1)^2 + x^2
tenha solucoes inteiras positivas.

Fatorando o lado direito (em Z[i]), teremos:
y^3 = (x + 1 + ix)(x + 1 - ix)

x eh inteiro positivo ==> mdc(x+1+ix,x+1-ix) = mdc(x+1+ix,2ix).
Mas mdc(x+1+ix,2ix) divide mdc(2(x+1),2ix) = 2mdc(x+1,ix) = 2.

Como x+1 e x tem paridades distintas, concluimos que:
mdc(x+1+ix,x+1-ix) = 1.

Logo, como Z[i] eh um dominio de fatoracao unica, existem inteiros a, b tais
que:

x + 1 + ix = (a + bi)^3  e  x + 1 - ix = (a - bi)^3 ==>

x + 1 = a^3 - 3ab^2
x = 3a^2b - b^3

Subtraindo: 1 = a^3 - 3a^2b - 3ab^2 + b^3 ==>
1 = a^3 + b^3 - 3ab(a+b) ==>
1 = (a+b)^3 - 6ab(a+b) ==>
1 = (a+b)(a^2 - 4ab + b^2) ==>

a + b = 1  e  a^2 - 4ab + b^2 = 1
ou
a + b = -1  e  a^2 - 4ab + b^2 = -1

A primeira alternativa resulta em:
a^2 - 4a(1 - a) + (1 - a)^2 = 1 ==>
6a^2 - 6a = 0 ==>
(a = 0 e b = 1)   ou   (a = 1 e b = 0) ==>
x = -1  ou   x = 0 ==> nao servem (x tem que ser >= 1)

A segunda alternativa resulta em:
a^2 - 4a(-1 - a) + (-1 - a)^2 = 1 ==>
6a^2 + 6a = 0 ==>
(a = 0 e b = -1)   ou   (a = -1 e b = 0) ==>
(x = 1 e x+1 = 0)  ou   (x = -2 e x = 0) ==>
contradicao

Logo, concluimos que a equacao original nao tem solucoes inteiras positivas.

Um abraco,
Claudio.

on 27.04.03 02:06, Carlos Gustavo Tamm de Araujo Moreira at gugu@impa.br