Re: [obm-l] Pontos pintados

on 27.04.03 02:06, Carlos Gustavo Tamm de Araujo Moreira at gugu@impa.br
wrote:

> [...]
> distintas.Se X e Y estao a distancia raiz(3), e' possivel achar A e B no
> plano tais que os triangulos XAB e ABY sejam equilateros de lado 1. Assim,
> A e B tem cores distintas e diferentes da cor de X, donde a cor de Y deve
> ser igual a cor de X. Considere agora um triangulo XYZ com lados
> XY=XZ=raiz(3) e YZ=1. Temos que as cores de Y e de Z devem ser iguais a cor
> de X mas a cor de Y deve ser distinta da cor de Z, absurdo.
> Eu sei fazer o seu problema da equacao diofantina usando um pouco de
> aritmetica em Z[i]. Voce tem uma solucao que nao usa isso ?

Oi, Gugu:

Entao, A e B pertencem a mediatriz do segmento XY e distam, cada um, de 1/2
do ponto medio de XY.

Z pertence a circunferencia de centro X e raio raiz(3).

Eu nao entendi por que as cores de Z e X devem ser iguais.

***

Na equacao diofantina eu estava procurando uma solucao por consideracoes de
congruencia, mas nao consegui achar. Vou tentar usar aritmetica Z[i] e ver
no que dah. Alias, tai um bom topico pra outro artigo da Eureka: o uso de
Z[i], Z[raiz(-2)], etc. na solucao de equacoes diofantinas. Este tipo de
equacao nao foi abordado no artigo do Antonio Caminha na Eureka 7.

Um abraco,
Claudio.