Re: [obm-l] forma fechada e integral

Sauda,c~oes,

Este livro tem uma teoria e um algoritmo
que resolvem definitivamente estas
questões, ou seja, se uma soma com
as características das discutidas sob este
assunto tem ou não uma forma fechada.
Sem contar que ele garante a existência
e fornece a recorrência satisfeita pela soma.

Exemplo: S_n = \sum_k (-1)^k \binom{n}{k}
\binom{2k}{k} 2^{-k} =
0 se n >=0 é ímpar; \binom{n}{n/2} 2{-n} se
n >= 0 é par. A recorrência é:
nS_n - 4(n-1)S_{n-2} = 0.

Mas para isso o interessado deve ter o
Maple e baixar o programa que implementa
o algoritmo. Além de não ter nada disso,
buscava uma solução com lápis e papel.

[]'s
Luís