Re: [obm-l] Deve haver fissao da lista?

On Tue, Feb 11, 2003 at 02:46:37PM -0200, Nicolau C. Saldanha wrote:
> Esta proposta de fissão da lista <obm-l> já apareceu várias vezes.
> Tecnicamente ela é muito fácil de ser implementada, a pergunta
> é se tal fissão é desejável. Todas as vezes que a proposta foi feita
> houve um pouco de discussão e me parecia no final que não havia maioria
> a favor da fissão.
>
> O fato da discussão já ter ocorrido antes não é, a meu ver, motivo
> para que a discussão não volte a ocorrer pois a realidade da lista
> tem mudado bastante. Por exemplo, o número de mensagens tem crescido
> muito. Há dois anos eu era totalmente contra a fissão: hoje não tenho
> [...]

Uma semana mais tarde recebi várias mensagem sobre a proposta de fissão.
Contando os votos, houve 7 votos declarados contra a fissão e 6 a favor
(eu não votei) e portanto a proposta de fissão não foi aprovada.

Acho que vale a pena mencionar que muitos escreveram fazendo comentários
mas no final se abstiveram de votar. Muita gente reclamou do grande volume
de mensagens, incluindo muitas desinteressantes (para quem escrevia)
mas mesmo dentre os que diziam isso muitos votaram contra a fissão por
achar que ela não resolveria nada, especialmente pq é difícil fazer uma
divisão clara por nível ou profundidade da pergunta.

Outra reclamação comum foi o grande número de mensagens off-topic,
a falta de regras mais claras para definir o que é ou não é off-topic,
e as limitações do sistema de inibir mensagens off-topic (reclamações,
na lista ou fora dela, por membros da lista que tomem para si esta tarefa
ou pelo vosso administrador da lista, que já tem muito mais o que fazer
e às vezes nem chega a ver as mensagens off-topic, ou se vê demora muito).

Quem tiver mais comentários deste tipo por favor escreva para mim
(e não para a lista).

[]s, N.