Re: Discussão de Problemas de Matemática

Prezado Prof

Em primeiro lugar peço desculpas por não ter respondido imediatamente e-mail
que o Sr me enviou. Ocorre que estive muito ocupado com outros afazeres só
agora pude me dedicar um pouco ao computador.
A meu ver o Sr está coberto de razão... A lista é realmente apenas uma forma
de encontrar desafios mais interessantes, dado que as questões dos livros
são sempre triviais e abordam apenas os aspectos elementares das teorias.
Gostaria imensamente de seguir uma carreira de matemático ou fisico teórico
e estou disposto a envidar todos os esforços necessários para conseguir
isso: a computação é apenas o meu ganha-pão. Programo em diversas linguagens
( C, Pascal ...) e conheço assembly, mas não tenho entusiasmo para estas
coisas !
Não sei se tenho talento para seguir uma carreira tão bela e importante,
como a de matemático.
O meu pai e minha mãe dependeem financeiramente do meu trabalho e isto me
traz grandes dificuldades nos estudos.
Estou disposto a mudar de curso, fazer o mestrado paralelamente com a
faculdade ou outra alternativa que o Sr posso me propor.
Vou lhe enviar a solução do problemas das casas. Disseram-me que ninguém
conseguiu encontrar uma solução completa e satisfatória para este problema.
Não sei se isto é verdade mas tenho a solução que penso estar correta.
Quanto ao que descobri sozinho é um pouco mais complicado explicar
rapidamente. De forma sintética diria que é uma maneira de ver que não
expostas nos livros e que permite generalizar algumas formulas de Euler.
Dou um exemplo para não ficar só falando no vazio

ABC       DAG      AEI       AHF
DEF       HBE      BFG      BDI
GHI        CIF        CDH     CEG

O que há de interessante nesta seqüência de matrizes ?

Quaisquer  combinações com 2 elementos de A,B,...I comparecem em alguma
linha uma única vez: e esta é a forma ótima de se efetuar esta operação
usando partiçoes homogêneas de A,B,...,I
Prove que esta forma ótima só pode ser feita se as matrizes quadradas NxN
forem tais que N é primo

Posso mostrar mais coisas que pesquisando sozinho descobri

Li o e-mail que o Sr escreveu sobre o problema 3X + 1 e pensei um pouco
sobre ele. Descobri algumas coisas interessantes mas não sei se já
descobriram antes. Para, mais uma vez não ficar falando no vazio, dou um
exemplo:

1, 2, 4, 8 , ..., 2 elevado a n, chamo de orbita principal

os números p1 = ((4 elevado a N) - 1)/3 convergem para a orbitas principal
após uma única interação: 3p1 + 1 = 4 elevado a N

Teorema 1:  p1 converge apos N iterações se, e somente se, p1 + F(p1) também
converge após N iterações

F(p1) = 3p1 + 1

Fico muito agradecido pela atenção que o sr me dispensou e aguardando
ansioso um novo contato.

Abraços

Paulo Santa Rita