Re: Discussão de Problemas de Matemática

Prezado Prof Nicolau;

Saudações Fraternais !

Relendo o e-mail que lhe enviei constato que me expressei mal, não
permitindo assim que o Sr pudesse entender o teor do que queria transmitir.
No meio de meus "alfarrábios" está a fórmula ( até o ponto onde cheguei )
com a solução do "problema das matrizes". Vou encontrá-lo e remetê-lo.

A solução do problema é uma expansão fractal das partições homegêneas de um
conjunto.

Pensar em matemática é uma coisa que me dá muito prazer e não é raro que
passe meus fins de semana procurando relações entre os números. Será que
isso é Pesquisa ? Não sei ! O certo é que já desenvolvi algumas coisas que
para mim são novas, dado não encontro nos livros a que tenho acesso.

O que quis dizer com respeito ao problema "3x + 1" é que a sequencia 1, 2, 4
, ..., 2 elevado a N funciona como um "ponto de converg~encia", vale dizer,
se algum número cair ali, as sucessivas operações de divisão por 2 o levarão
necessáriamente ao final 4, 2, 1.

De certa forma, neste problema, os números pares são irrelevantes. pode-se
provar facilmente que os números da forma ((4 elevado a N) -1)/3 convergem
para a sequencia 1, 2, 4, 8 .... após uma iteração ( após 3x + 1) e,
reciprocamente, se um número converge para 1,2,4, ..., após uma iteração
então ele é da forma ((4 elevado a N) -1)/3. Esta sequencia de números 1, 5,
21, 85 ... se assemelham, pois, a uma órbita que através do "salto quantico"
3x + 1 convergem para 1.

Percebe-se facilmente que 21 = 5 + f(5), 85 = 21 + f(21) ... prova-se
facilmente que se i é impar e i converge para 1,2,4, ... após N iterações
então i + f(i) também converge...

chamo de uma iteração sobre X a aplicação 3X + 1 ( x impar ) seguida de
tantas divisões por 2 quanto possíveis ( até chegar ao próximo impar )

É fácil caracterizar os inteiros que convergem após N iterações

A minha formação matemática é muito pouco sistemática. Acredito que preciso
de um orientador que possa me indicar a sequencia de livros que devo estudar
para sistematizar. Tenho conseguido aprender muitas coisas sozinho.

A minha cabeça esta fervilhando de idéias que não sei ainda como dar
corpo...

Sem mais

Registro protesto s de elevada estima e distinta consideração

Paulo Santa Rita
2,1053,070699