Re: Definição de Número e teorema de Godel

Olá Dopelganger !

O Teorema de Godel se situa no campo da lógica-matemática e mantem estreitas
ligações com a filosofia. Ele deriva de uma análise exaustiva do Trabalho de
Bertrand Russel - Os Principia - sobre os fundamentos lógicos da matemática.
Neste sentido ele não se fundamenta em "axiomas tradicionais" tais como
vemos costumeiramente...
A prova parece bastante complexa e existem muitos bons livros de divulgação
sobre o tema: É um raciocínio engenhoso no qual Godel mostra como podemos
representar por números afirmações (teoremas) sobre números e, a seguir.
aplicado de forma engenhosa e correta uma versão válida paradoxo matemático
bastante conhecido.
A coleção debates apresenta uma apresentação exaustiva sobre o assunto.
Godel foi não só um lógico-matemático de primeira grandeza, mas também um
matemático-físico significativo. Em uma comemoração em homenagem a Einstein
( Godel, Einstein e Hermam Weil eram amigos e trabalharam juntos no
instituto de estudos avançados da universidade de princeton ) em Princeton
apresentou a primeira solução das equaçoes da relatividade geral que
incluiam o fenômeno de rotação, coisa que nenhum outro havia conseguido até
então. Ocorre que nesta soluçã, em certas regiões, o universo se comporta
como se os efeitos ocorressem antes das causas (inversão temporal). os
físicos chamam a esta teratia de curvas do tipo tempo fechado: se a causa é
final ( Como diria Aristoteles) abre-se uma enquete para ligar fenomenos
biologicos com processos físicos ...
Quando voce afirma que o teorema de Godel até parece a fisica está esposando
o ponto de vista de Roger Penrose(ler: O grande, o pequeno e a mente). Pelo
que eu saiba ele foi o primeiro físico a sustentar de forma consistente que
este teorema solapa de vez as pretensões deterministicas e absolutas dos
fisicos que ainda pensam como Einstein .

Se me permite uma opinião, o que é maravilhoso no teorema de Godel é que ele
demonstra ( ou sugere ) que a visão intuicionista ou platonica é mais
consistente que a formalista e que a "realidade matemática ( Como diria
Poincare )" é tão consistente e verdadeira e dotada dee um sabor e de uma
vida perene