Pelo que eu sei, a muitos anos atrás era menos trabalhoso calcular o valor dígito à dígito de uma fração onde havia radicando só no numerador do que uma fração com radicando só no numerador. Hoje em dia com calculadoras e computadores as pesoas nem se lembram mais disso.
Na minha opinião acho que seria mais interessante mostrar, por exemplo, que raiz de dois não é racional (e convencer os alunos que matemática não é uma coisa arbitrária ou inventada a esmo) do que ficar ensinando fazer várias contas que o coitado do aluno trabalha, trabalha, trabalha e depois se esquece um passso tem que estudar denovo.--On 2/19/08, vitoriogauss <vitoriogauss@xxxxxxxxxx> wrote:Olá colegas,Estou ensinando radiciação na 8ª.Vou entrar em racionalização de denominadores, porém no site do BIGODE, o mesmo diz que racionalização só é importante para a "prova de radiciação".. .Ou seja, não é interessante ensinar racionalização, pois não há mudança no resultado.Eu não concordo, particulamente, porque a matemática não é feita de coisas sem uso, digamos assim. Deve existir uma aplicabilidade.
Julio Cesar Conegundes da Silva