Julio, concordo que com o uso de calculadoras e computadores o quadro é muito diferente. Porem acho importante formar o senso critico das pessoas. E com um passo tão simples, que pode até mesmo ser feito mentalmente em muitos casos, o aluno pode julgar e interpretar o seu resultado antes mesmo do seu colega do lado terminar de abrir o zipper da mochila pra pegar a calculadora.
Alem disso, é importante conhecer o funcionamento daquilo que a calculadora ou o computador faz, para nao nos tornarmos escravos da tecnologia e acreditarmos em barbaridades que programas podem nos dizer. Não é raro vc achar um programa que solta uma resposta completamente absurda para um dado calculo, devido a limites da manipulacao de dados na memoria do computador que não foram previstos pelo programador (e não é raro programadores não tomarem o devido cuidado...)
Abraço
BrunoOn 19/02/2008, Julio Cesar Conegundes da Silva <jcconegundes@xxxxxxxxx> wrote:Pelo que eu sei, a muitos anos atrás era menos trabalhoso calcular o valor dígito à dígito de uma fração onde havia radicando só no numerador do que uma fração com radicando só no numerador. Hoje em dia com calculadoras e computadores as pesoas nem se lembram mais disso.
Na minha opinião acho que seria mais interessante mostrar, por exemplo, que raiz de dois não é racional (e convencer os alunos que matemática não é uma coisa arbitrária ou inventada a esmo) do que ficar ensinando fazer várias contas que o coitado do aluno trabalha, trabalha, trabalha e depois se esquece um passso tem que estudar denovo.--On 2/19/08, vitoriogauss <vitoriogauss@xxxxxxxxxx> wrote:Olá colegas,Estou ensinando radiciação na 8ª.Vou entrar em racionalização de denominadores, porém no site do BIGODE, o mesmo diz que racionalização só é importante para a "prova de radiciação".. .Ou seja, não é interessante ensinar racionalização, pois não há mudança no resultado.Eu não concordo, particulamente, porque a matemática não é feita de coisas sem uso, digamos assim. Deve existir uma aplicabilidade.
Julio Cesar Conegundes da Silva--
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