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Re: [obm-l] Radiciação 8ª série



O meu ponto é o seguinte Bruno. Para que tentar ensinar uma criança da 8a série fazer o mesmo que a calculadora faz? Quem garante que ele vai se tornar um programador de calculadoras? Como vc mesmo disse temos que fazer com que as crianças entendam o espírito da coisa. Acho bem mais proveitoso o professor discutir o que é um número real ao invés de querer que as crianças saiam boas de conta. Eu me refiro a começar discutindo o que é um número naural a partir dos axiomas de Peano. Discutindo se os conceitos que nós temos de número fazem sentido ou não. Progredindo para os números racionais. Mostrando para os alunos que número não é um simbolo ou uma ferramenta de fazer contas e sim uma idéia ao mesmo tempo intuitiva e sofisticada que se comporta de maneira muito interessante e que nos lembra a coisas bem familiares.

Enfim, saber o que a calculadora faz é importante. Mas tem coisas muito mais importantes que saber racionalizar um número.  O que esperamos que a criança aprenda sabendo ela transformar uma fração com raíz no denominador em uma fração com raíz no numerador? Queremos que ela aprenda que ela é mais lenta que a calculadora em fazer cálculos ou que ela tenha consciencia de que o que o cérebro dela faz nenhum computador faz?

On 2/19/08, Bruno França dos Reis <bfreis@xxxxxxxxx> wrote:
Julio, concordo que com o uso de calculadoras e computadores o quadro é muito diferente. Porem acho importante formar o senso critico das pessoas. E com um passo tão simples, que pode até mesmo ser feito mentalmente em muitos casos, o aluno pode julgar e interpretar o seu resultado antes mesmo do seu colega do lado terminar de abrir o zipper da mochila pra pegar a calculadora.

Alem disso, é importante conhecer o funcionamento daquilo que a calculadora ou o computador faz, para nao nos tornarmos escravos da tecnologia e acreditarmos em barbaridades que programas podem nos dizer. Não é raro vc achar um programa que solta uma resposta completamente absurda para um dado calculo, devido a limites da manipulacao de dados na memoria do computador que não foram previstos pelo programador (e não é raro programadores não tomarem o devido cuidado...)

Abraço
Bruno


On 19/02/2008, Julio Cesar Conegundes da Silva <jcconegundes@xxxxxxxxx> wrote:
Pelo que eu sei, a muitos anos atrás era menos trabalhoso calcular o valor dígito à dígito de uma fração onde havia radicando só no numerador do que uma fração com radicando só no numerador. Hoje em dia com calculadoras e computadores as pesoas nem se lembram mais disso.

Na minha opinião acho que seria mais interessante mostrar, por exemplo, que raiz de dois não é racional (e convencer os alunos que matemática não é uma coisa arbitrária ou inventada a esmo) do que ficar ensinando fazer várias contas que o coitado do aluno trabalha, trabalha, trabalha e depois se esquece um passso tem que estudar denovo.


On 2/19/08, vitoriogauss <vitoriogauss@xxxxxxxxxx> wrote:
Olá colegas,
 
Estou ensinando radiciação na 8ª.
 
Vou entrar em racionalização de denominadores, porém no site do BIGODE, o mesmo diz que racionalização só é importante para a "prova de radiciação".. .
 
Ou seja, não é interessante ensinar racionalização, pois não há mudança no resultado.
 
Eu não concordo, particulamente, porque a matemática não é feita de coisas sem uso, digamos assim. Deve existir uma aplicabilidade.



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Julio Cesar Conegundes da Silva



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