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[SPAM] [obm-l] Res: [obm-l] Radiciação 8ª série



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Ol=E1, =0A=0ADe fato, se pensarmos bem, racionalizar um denominador signifi=
ca torn=E1-lo racional. Por exemplo, em vez de se escrever 1/raiz(2), escre=
ve-se raiz(2)/2. Todavia, responda-me, com sinceridade, existe algum impedi=
mento para que as ra=EDzes fiquem no denominador? =0A=0ADe qualquer modo, c=
reio que saber racionalizar, =E9, na verdade, importante, pois que quando a=
ssim o fazemos estamos treinando o conceito de raiz quadrada, c=FAbica, etc=
, no sentido de que um n=FAmero, para sair da raiz n-=E9sima, precisa estar=
 elevado =E0 n-=E9sima pot=EAncia. Talvez seja uma justificativa.=0A=0AO pr=
oblema =E9 que, em sala de aula, sempre v=E3o ter aqueles que perguntam: "P=
rofessor, mas se eu n=E3o racionalizar fica errado?" E voc=EA, como matem=
=E1tico, n=E3o pode dizer que fica. Outra pergunta do tipo =E9: "Professor,=
 mas precisa sempre simplificar a fra=E7=E3o?" Enfim, talvez uma outra just=
ificativa seja a eleg=E2ncia, pois que a matem=E1tica precisa ser elegante.=
 Assim sendo, diga ao aluno: "Precisa, para ficar mais elegante..."=0A=0AUm=
 abra=E7o,=0AEduardo=0A=0A----- Mensagem original ----=0ADe: vitoriogauss <=
vitoriogauss@xxxxxxxxxx>=0APara: obm-l <obm-l@xxxxxxxxxxxxxx>=0AEnviadas: T=
er=E7a-feira, 19 de Fevereiro de 2008 14:03:02=0AAssunto: [obm-l] Radicia=
=E7=E3o 8=AA s=E9rie=0A=0AOl=E1 colegas,=0A=0A =0A=0AEstou ensinando radici=
a=E7=E3o na 8=AA.=0A=0A =0A=0AVou entrar em racionaliza=E7=E3o de denominad=
ores, por=E9m no site do BIGODE, o mesmo diz que racionaliza=E7=E3o s=F3 =
=E9 importante para a "prova de radicia=E7=E3o".. .=0A=0A =0A=0AOu seja, n=
=E3o =E9 interessante ensinar racionaliza=E7=E3o, pois n=E3o h=E1 mudan=E7a=
 no resultado.=0A=0A =0A=0AEu n=E3o concordo, particulamente, porque a mate=
m=E1tica n=E3o =E9 feita de coisas sem uso, digamos assim. Deve existir uma=
 aplicabilidade.=0A=0A=0A=0A=0A=0A=0A=0A      Abra sua conta no Yahoo! Mail=
, o =FAnico sem limite de espa=E7o para armazenamento!=0Ahttp://br.mail.yah=
oo.com/
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rtante, pois que quando assim o fazemos estamos treinando o conceito de rai=
z quadrada, c=FAbica, etc, no sentido de que um n=FAmero, para sair da raiz=
 n-=E9sima, precisa estar elevado =E0 n-=E9sima pot=EAncia. Talvez seja uma=
 justificativa.<br><br>O problema =E9 que, em sala de aula, sempre v=E3o te=
r aqueles que perguntam: "Professor, mas se eu n=E3o racionalizar fica erra=
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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
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