Re: [obm-l] Ajuda em geometria espacial

Ola Joao Carlos e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Tudo tranquilo ! Considere o seguinte :

( PROBLEMA) Dividimos cada um dos tres lados de um besouro ABC em N
partes iguais. Ligamos o vertice A do Besouro ao ponto de divisao do
Lado BC que esteja mais broximo do vertice B. Ligamos o vertice B do
Besouro ao ponto de divisao do Lado AC que esteja mais proximo do
vertice C e, finalmente, ligamos o vertice C do besouro ao ponto de
divisao do lado AB que esteja mais proximo do vertice A. Surgira um
besourinho no interior do besouro ABC, Determine o maior valor de N
tal que a razao entre as areas do besourinho e do besouro seja
inferior a 1/7.

Sem duvida que voce "entende" a questao. Voce tem entao, em verdade,
dois problemas , a saber : Corrigir uma palavra e resolver o problema.
Voce pode fazer uma dentre quatro possibilidade :

1) Nao corrigir a palavra e nao resolver o problema
2) Nao corrigir a palavra e resolver o problema
3) Corrigir a palavra e nao resolver o problema
4) Corrigir a palavra e resolver o problema

Qual a alternativa mais gentil comigo ? ... Foi o que eu fiz com voce !

Considere agora que voce esta assistindo a um concurso de Miss.
Suponha que as concorrentes passaram por provas rigorosas e que a
vencedora e uma mulher escultural, realmente um a beldade digna dos
mais sinceros elogios. Suponha finalmente que uma pessoa sentada ao
seu lado faca a seguinte observacao :

-- O dedinho do pe esquerdo da miss universo e muito feio.

O que voce acha dessa observacao ? ...

SUGESTAO : Use o teorema de Menelau para resolver o problema do TRIANGULO ABC.

Um Abraco
Paulo Santa Rita
6,0B0E,090B07