Re: [obm-l] Analise combinatoria - quantas comissoes?

On Tue, Jul 10, 2007 at 04:28:10PM -0300, Paulo Santa Rita wrote:
> [...]
> Isaac)(0, Isaac, Vitor) , ((0, Vitor, Isaac)
> (Isaac e Vitor, 0, 0), (0, Isaac e Vitor, 0) e ( 0, 0, Isaac e Vitor)
> Considerando equiprovavel as possibilidades, a probababilidade de cadauma
> seria 1/9, obvio. Entretanto, considerando que as possibilidade
> de(Isaac,Vitor,0) e (Vitor, Isaac,0) corresponde A MESMA SOLUCAO (1,1,0)da
> equacao :
> X1 + X2 + X3 = 2
> Segue que a probabilidade da solucao (1,1,0) e o dobro, isto e, e 2/9.Acho
> que deixei claro   a CRITICA CRITERIOSA que o Carissimo ProfNicolau faz.

Até aqui tudo bem, isto é exatamente o que eu tentei dizer.

> [...]
> As solucoes (Isaac, Vitor,0) e (Vitor,Isaac,0) sao diferente porqueeles
> nasceram em dias diferentes. Mas, suponha que eles nasceram nomesmo dia. Um
> poderia ter nascido antes do outro. Neste caso :
> (Isaac e Vitor,0,0) e (Vitor e Isaac,0,0) seriam diferente, pois,
> naprimeira 3-upla, Isaac nasceu antes do Vitor, o contrario tendoocorrido
> na segunda 3-upla. Portanto, a solucao (2,0,0) tambemrepresentaria duas
> possibilidades.
> Portanto, eu considerei INTENCIONALMENTE irrelevante  a diferenca deordem,
> o que implica considerar equiprovaveis as diversas solucoes de

Não acho convincente esta sua leitura do problema.
Não vejo como a presença ou ausência da hora de nascimento
na certidão de nascimento possa afetar a resposta do problema.

Para mim o problema pode ser reformulado assim:

Considere um dado com N = 365 faces.
Jogue o dado M = 200 vezes e tabule quantas vezes A[i] sai a resposta i.
Tome m = max A[i]. Qual a probabilidade de que A[1] = m?

Ou equivalentemente:

Obtenha a lista A como acima.
Ordene a lista A, tome seu máximo m e conte quantas vezes aparece o valor m;
chamemos este número de Y.
Qual a esperança da variável aleatória Y?

Escrevi um programa maple para simular esta última versão do problema:

jojo := proc(N,M) local i, j, roll, A, As, m, Y:
roll := rand(1..N):