Re: [obm-l] Analise combinatoria - quantas comissoes?

Oi Paulo,

Desculpe-me por criticar uma solução incompleta,
mas se eu bem entendi a sua solução acho que você erra
ao considerar equiprováveis as várias soluções de X1 + ... + X365 = 200.

Para não nos perdermos, aqui vai de novo o problema original:

> Imagine-se num grupo de 200 pessoas, e imagine que todos os anos tenham 365
> dias (isto é: ignore a existência de anos bissextos). Seja f: {dias} -> N
> tal que f(d) = número de aniversariantes no dia d. Seja d_0 o dia de seu
> aniversário. Qual é a probabilidade de que f(d_0) seja um máximo da
> função f?

Vamos trocar os números: são duas pessoas e o "ano" tem 3 dias.
Temos as possibilidades:
(2,0,0), (0,2,0), (0,0,2), (1,1,0), (1,0,1), (0,1,1)
mas elas *não* são equiprováveis!
As três primeiras têm probabilidade 1/9 cada
e as três últimas probabilidade 2/9 cada.
Entendo que o "você" do problema não é membro do grupo de pessoas.
A probabilidade de que f(d_0) seja um máximo nada mais é do que a prob
de que X1 seja máximo que é de 5/9, correspondente aos casos (2,0,0),
(1,1,0) e (1,0,1). Observe que nestes dois últimos casos f(d_0) é
um máximo empatado com outro máximo.

Isto coincide com a sua solução?

[]s, N.