Re: [obm-l] Analise combinatoria - quantas comissoes?

Ola Pessoal,

Tentarei fazer um esboco melhor. Os detalhes voces preenchem. Como
estou escrevendo ao mesmo tempo que faco outras coisas, pode haver
algum erro de calculo, corrijam por favor. Para facilitar o
entendimento da minha solucao vou resolver previamente uma outra
questao. Considere a equacao :

X1 + X2 + X3 = 12

Quantas solucoes inteiras e não-negativas tem esta equacao tais que
para todo i=1,2,3 tenhamos Xi =< 7 ? Facil. Seja Yi= 7 – Xi, i=1,2,3.
Segue que Xi = 7 – Yi. Daqui :

(7-Y1) + (7-Y2) + ( 7-Y3) = 12   => Y1 + Y2 + Y3 = 9

E facil encontrar quantas solucoes inteiras e não negativas tem esta
ultima equacao. Existe ate uma formulazinha que da o valor direto. E
igualmente facil perceber que a toda solucao desta ultima equacao
corresponde uma, e somente uma, solucao para a equacao original.
Assim, a questao original esta respondida e e facilmente generalizavel
para um numero arbitrario de incognitas ...

Voltando ao problema original, seja Xi o numero de pessoas que fazem
aniversario no dia i, i podendo variar no intervalo 1 =< i =< 365.
Assim, qualquer configuracao possivel pode ser imaginada como uma
solucao inteira não-negativa da equacao :

X1 + X2 + ... + X365 = 200

Queremos saber em quantas destas solucoes o valor de Xi e maximo. Seja
Xi um valor arbitrario A tal que 1 =< a =< 200. Entao :

Xi = A => X1 + X2 + ... + A + ... + X365 = 200
X1 + X2 + ... + Xi-1 + Xi+1 + ... + X365 = 200 – A

Procuramos as solucoes inteiras e não negativas desta ultima equacao
para as quais tenhamos Xk =< A, coisa que já aprendemos a fazer la em
cima. Fazendo "A" variar de 1 ate 200 e somando tudo chegamos ao total
de solucoes nas quais no dia "i" ocorreu um maximo. Seja T este total.
Agora, achamos o total de solucoes inteiras e não-negativas da equacao
 :

X1 + X2 + ... + X365 = 200

Seja V o total de solucoes. A probabilidade procurada e T/V.

FIM DO PRIMEIRO ESBOCO

Para que o problema fique consistente, vou supor que apenas 7 homens e
4 mulheres são simultameamente fluentes em frances e Phd em
Matematica. O total de comissoes possivel e, obviamente :

T = BINOM(53,10) * BINOM(47,10)

1) NO MAXIMO 7 PESSOAS SAO FLUENTES EM FRANCES

Deste total vou retirar todas as comissoes nas quais no maximo 7
pessoas são fluentes em frances. Para ver como e possivel fazer isso,
considere o par (H,M) onde H+M = 7, H e o total de homens e M o total
de mulheres fluentes em frances :

(H1,M1)=(7,0)    =>    U1= BINOM(28,3)*BINOM(25,7)*BINOM(43,10)
(H1,M1)=(6,1)    =>    U2=BINOM(28,4)*BINOM(25,6)*BINOM(43,9)*BINOM(4,1)
(H1,M1)=(3,4)    =>    U5= ... ( complete aqui)

Agora consideramos o caso em que H+M = 6. Seguira um montao de
calculos. Depois consideramos o caso em que H+M=5 e assim
sucessicamente. No final calculamos o somatorio de todos os Ui

2) NO MAXIMO 10 PESSOAS SAO PHD EM MATEMATICA

(H2,M2)=(10,0)  => V1=BINOM(37,10)*BINOM(26,10)
(H2,M2)=(9,1)    => V2=BINOM(21,1)*BINOM(32,9)*BINOM(21,1)*BINOM(26,9)
... (complete aqui)

e aqui fazemos um raciocinio absolutamente semelhante ao caso acima.
No final calculamos o somatorio de todos os Vi

A unica pergunta não obvia e a seguinte : quantas comissoes existem
tais que, simultaneamente, existam no maximo 7 pessoas fluentes em
frances e no maximo 10 pessoas com Ph"D" em Matematica ? Se existe
alguma inteligencia neste problema ela esta aqui. O resto que vimos
acima e trivial e truculento.

Se a resposta a pergunta e "nao", entao a resposta ao nosso problema e :

R = T – somatorio Ui  -  somatorio Vi

Se a resposta for "sim", seja W o total de comissoes nesta condicoes.
Entao a resposta ao nosso problema e :

R = T – somatorio Ui  -  somatorio Vi + W

Eu afirmo que a resposta e "nao". Para ver isso claramente, consideremos :

A -> homens que so dominam matematica
B->homens que so dominam frances
C-> homens que dominam frances e matematica

D->mulheres que so dominam frances
E->mulheres que so dominam matematica
F-> mulheres que dominam frances e matematica.

Queremos solucoes que :

A+B+C =10
D+E+F=10
B+C+D+F =< 7   ( no maximo 7 pessoas dominam frances )
A+C+E+F =< 10 ( no maximo 10 ph"D" em matematica )

somando as duas ultimas equacoes ( e considerando o valor das duas primeiras ) :

20 + C + F =< 17 ... ABSURDO ! Pois C >=0 e F >= 0

Assim, a resposta ao nosso problema e :

R = T – somatorio Ui  -  somatorio Vi

FIM DO SEGUNDO ESBOCO

A todos, com os melhores