Re: [obm-l] PELO SIM, PELO NÃO!

On Wed, Sep 14, 2005 at 04:35:28PM -0300, gugu@impa.br wrote:
> Por
> outro lado, eu não entendi bem a sua última objeção: se os desonestos
> decidirem, em função da minha pergunta,
> entre dizer a verdade em toda a sua resposta ou só fazer afirmações falsas em
> sua resposta então a minha solução funciona.

Acho que não. Suponha que um desonesto pode mentir ou dizer a verdade,
a única restrição sendo que ele deve alternar entre mentiras e verdades.
Ele decide que vai mentir ou dizer a verdade na primeira pergunta em função
da pergunta de uma forma complicada qualquer que inclui os seguintes casos
particulares:

Se a pergunta for
"Você é honesto?",
o desonesto vai MENTIR.

Se a pergunta for
"Se eu perguntasse a você 'Você é honesto?', o que você responderia?",
o desonesto vai DIZER A VERDADE.

Por exemplo, o critério dele pode ser o seguinte: se a última letra
da pergunta for abcdefghijklm, ele dirá a verdade. Se for nopqrstuvwxyz,
ele mentirá.

Gugu encontra este desonesto e faz a pergunta:
"Se eu perguntasse a você 'Você é honesto?', o que você responderia?".
O desonesto (que não é burro) pensa: se ele me fizesse a pergunta curta
eu mentiria e diria SIM. Como eu vou dizer a verdade para a pergunta
longa (a que Gugu realmente fez) vou responder... "SIM!".

Gugu não pode com isso deduzir nada sobre a honestidade do cara com
esta primeira pergunta e resposta. Claro que se Gugu repetir a mesma
pergunta a situação já é outra, pois agora o desonesto está obrigado a mentir.

[]s, N.

PS: Onde foi, exatamente, que o Elon discutiu este tipo de coisa?