Re: [obm-l] PELO SIM, PELO NÃO!

  Caro Jorge Luis,
  Tem uma solução mais ou menos clássica com uma pergunta só: escolha um cara
qualquer e pergunte:"Se eu perguntasse a você sobre cada uma dessas 5 pessoas
(incluindo você) se são honestas ou não, o que você responderia ? " Se nesse
momento ele for dizer a verdade, vai indicar o honesto corretamente. Se ele for
 mentir sistematicamente nessa resposta, ele responderia errado sobre todas as
pessoas, caso perguntado diretamente sobre se são honestas ou não. Como ele é
perguntado sobre o que responderia, ao mentir nessa resposta ele diria a
informação correta. Assim, de qualquer jeito você obteria a informação correta.
   É claro que você pode achar que essa solução está meio roubada, e que devemos
colocar restrições sobre que tipo de pergunta pode ser feito - por exemplo, o
problema é diferente se só admitirmos perguntas cujas possíveis respostas sejam
sim ou não.
   Abraços,
             Gugu