Re: [obm-l] PELO SIM, PELO NÃO!

On Wed, Sep 14, 2005 at 01:54:35PM -0300, gugu@impa.br wrote:
>   Caro Jorge Luis,
>   Tem uma solução mais ou menos clássica com uma pergunta só: escolha um cara
> qualquer e pergunte:"Se eu perguntasse a você sobre cada uma dessas 5 pessoas
> (incluindo você) se são honestas ou não, o que você responderia ? " Se nesse
> momento ele for dizer a verdade, vai indicar o honesto corretamente. Se ele
> for mentir sistematicamente nessa resposta, ele responderia errado sobre
> todas as pessoas, caso perguntado diretamente sobre se são honestas ou não.
> Como ele é
> [...]

Eu discordo desta interpretação. Digamos que os candidatos estejam arrumados
assim: d,d,h,d,d (onde h é honesto e d não) e que você se faça esta pergunta
ao primeiro da fila. Mesmo se interpretarmos que ele já decidiu que é hora
de mentir e que perguntado diretamente ele responderia h,h,d,h,h, ele pode
responder, por exemplo, "h,d,h,h,h": ele estará mentindo e você não descobriu
nada (ou tira a conclusão errada).

Acho que esta solução se aplica a perguntas com resposta "Sim" ou "Não"
e mesmo assim não tenho certeza se se aplica a este problema. Não entendo
que o enunciado deixe claro que exista uma "hora de mentir" predeterminada
antes de você formular a primeira pergunta. Ou seja, os desonestos podem
decidir se vão mentir ou não na primeira pergunta em função da pergunta,
arruinando este truque.

[]s, N.