[obm-l] Fatoração

Olá,
sou novo na lista, é uma honra conversar sobre matemática com
tantos entendidos do assunto.
Estou estudando para o vestibular e peguei um exercício de
uma das olimpiadas internacionais de matematica (pelo menos é
o que dizia no exercicio), que segue abaixo:

Fatore: x^3 + y^3 + z^3 - 3*x*y*z

Consegui fatorar por diversos caminhos diferentes, mas não
obtendo a resposta. Então peguei a resposta, e a entendi
perfeitamente, o que me faltou foi visão. Pois a resposta foi
apenas um outro caminho que eu ainda não tinha tentado.

Gostaria de dicas, ou exercícios que me ajudem a "enxegar"
essas fatorações. Estou aqui com mais 5 exercícios, sendo 1
deles de uma olimpiada brasileira de matematica, que ainda
não consegui fazer e após sua ajuda, espero conseguir.

Obrigado
Marcelo

---
AntiPop-up UOL - É grátis!