[obm-l] Complexos e Matrizes

on 10.02.04 21:58, Laurito Alves at lauritoalves@hotmail.com wrote:

> São vários os tópicos de matemática que ensinamos no Ensino Básico que têm
> aplicação limitadíssima e que passam a impressão de que ensinamos tudo.
> Números complexos, matrizes e determinantes são apenas alguns exemplos.

Caro Laurito:

Eu sinto muito, mas sou forcado a discordar da sua mencao de numeros
complexos e matrizes como exemplos de matematica com aplicacoes
limitadissimas. O que pode ocorrer eh um professor do ensino medio nao ter
ideia do quao amplamente utilizados eles sao.

Pergunte a qualquer engenheiro eletricista envolvido em projetos se numeros
complexos servem pra alguma coisa (soh que pra eles, raiz(-1) atende pelo
nome de j e nao i)

Sobre matrizes, eu chutaria que as CPUs de todos os computadores envolvidos
em processamento de dados cientificos e tecnicos (mas nao comerciais) passam
a maior parte do tempo resolvendo sistemas lineares ou entao problemas de
otimizacao linear, ambos atraves justamente de operacoes com matrizes.

Um abraco,
Claudio.