[obm-l] Juros simples

Caros colegas da lista:

Pra mim, essa discussao sobre juros simples jah deu o que tinha que dar.

A diferenca entre juros simples e compostos eh, antes de mais nada, uma
convencao. Em outras palavras, trata-se de uma formula que deve ser
combinada entre as partes de uma dada transacao financeira.

O que importa sao os fluxos de caixa (valores dos pagamentos e recebimentos)
e as datas em que eles ocorrem.

Por exemplo, se eu aplico R$ 1000 num banco hoje, e o banco me promete R$
1100 daqui a 180 dias corridos (123 dias uteis), qual a taxa de juros da
minha aplicacao?
Resposta: Depende da convencao que eu e o banco adotamos.
Se for juros simples, ano de 360 dias, a taxa serah (1100/1000-1)*360/180 =
20% ao ano;
Se for juros simples, ano de 365 dias, a taxa serah (1100/1000-1)*365/180 =
20,28% ao ano;
Se for juros compostos, ano de 360 dias, a taxa serah
(1100/1000)^(360/180)-1 = 21% aa;
Se for juros compostos, ano de 252 dias uteis, a taxa serah
(1100/1000)^(252/123)-1 = 21,56% aa.

Em suma, quatro convencoes diferentes e quatro taxas diferentes, mas os
mesmos fluxos de caixa.

Pra terminar, um lembrete: esta eh uma lista de discussao de PROBLEMAS E
TEMAS RELACIONADOS A OLIMPIADAS DE MATEMATICA. Eu posso estar muito
enganado, mas juros simples nao se enquadram nessa categoria.

Um abraco,
Claudio.