Re: [obm-l] Complexos e Matrizes

Eu saí do colegial achando matrizes um assunto meio inútil... a ironia é eu
ter começado a fazer Ciência da Computação.

Quando você joga qualquer joguinho 3D, com milhões de polígonos sendo
desenhados na tela, com iluminação, sombras, transparências, rotações,
translações, reflexos. Tudo isso são matrizes, --- e não estou falando de
uma matriz de pontos pra representar a imagem --- para calcular as rotações,
os efeitos de transparência, os efeitos da luz sobre as superfícies...

Claro que esse é apenas uma área de exemplo da aplicação de matrizes,
otimização linear é muito usada para, por exemplo, reduzir custos e aumentar
a produtividade.

[ ]'s

Sobre matrizes, eu chutaria que as CPUs de todos os computadores envolvidos
em processamento de dados cientificos e tecnicos (mas nao comerciais) passam
a maior parte do tempo resolvendo sistemas lineares ou entao problemas de
otimizacao linear, ambos atraves justamente de operacoes com matrizes.