Re: [obm-l] Problema das 3 portas

Oi Bernardo.

Por favor, leia a última mensagem enviado por Camilo Marcantonio Junior,
onde ele explica corretamente o problema. Há muitas pessoas que,  mesmo
depois de ler os argumentos que justificam que é melhor TROCAR DE PORTA, não
se convencem e continuam a insistir que tanto faz trocar ou não trocar de
porta. Posso lhe assegurar que a resposta correta (todos as pessoas sérias
dessa lista, grandes matemáticos: Nicolau, Gugu, Morgado, Luis Lopes, Shine,
Camilo, Paulo Santa Rita, etc. concordarão que o melhor é trocar de porta) é
esta.

Se você, ainda sim, não conseguir compreender o argumento, lhe sugiro para
fazer o seguinte experimento. Se você souber programar em computador, faça
um programa que escolha aleatoriamente uma dentre três opções (a premiada) e
lhe pede para decidir uma delas (1, 2 ou 3). Depois ele mostra que um dos
números que você escolheu não contém o prêmio. Por fim, ele diz se você
ganha permanecendo na mesma porta ou se trocando de porta. E ele faz uma
contagem. Repita este jogo, umas 100 vezes e você perceberá que em
aproximadamente 67 casos você teria ganho TROCANDO de porta e em
aproximadamente 33 casos você ganharia PERMANECENDO com a mesma porta. Isto
tem de lhe convencer.

Se você não souber programar, sugiro que pegue três copos (não
transparentes) e uma bolinha de papel que é o prêmio. Peça para alguém ter a
função do apresentador do programa, e vá você mesmo fazendo a contagem que
lhe sugeri. Repita umas 100 vezes o jogo, e constate a proporção
(aproximada) de 2/3 para 1/3.

Mas faça mesmo essa experiência, antes de enviar uma outra mensagem à lista,
ok?

Abraço,
Duda.

From: "Bernardo Vieira Emerick" <bernardoemerick@hotmail.com>
> Claudio,
> Eu insisto que tanto faz trocar de porta. Pensemos no problema em duas
> etapas. Na primeira você escolhe entre três portas. Atrás de uma está o
> prêmio. A probabilidade de você ganhar será de 1/3, certo? Na segunda,
você
> tem que escolher entre duas portas. O prêmio está em uma delas. A sua
> probabilidade de ganhar será, portanto, 1/2 para as duas portas. Pouco
> importa o que você escolheu na primeira etapa. É como se fosse outro jogo,
> só que se tenha eliminada uma das opções erradas.

Agora
Marilyn