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Re: [obm-l] ENQUETE - BELEZA MATEMATICA



Temos duas escolhas, portanto temos 4 casos:
1- escolhemos a porta premiada, e em seguida trocamos
2- escolhemos a porta premiada e não trocamos
3- não escolhemos a porta premiada e trocamos
4- não escolhemos a porta premiada e não trocamos

vamos analisar os casos em que sempre trocamos de
porta:
(i) se escolhemos a porta premiada, perdemos.
    p = 1/3
(ii) se escolhemos uma porta não-premiada, ganhamos.
    p = 2/3

vamos analisar os casos em que não trocamos de porta:
(i) se escolhemos a porta premiada, ganhamos:
    p = 1/3
(ii) se escolhemos uma porta não-premiada, perdemos:
    p = 2/3

veja que se trocamos de porta, temos uma chance de 2/3
~= 66% de ganharmos
e se não trocarmos de porta, temos uma chance de ~33%
de ganharmos.
então trocando de porta, aumentamos a chance de
ganhar.

[]'s,
HTS
 --- Bernardo Vieira Emerick
<bernardoemerick@hotmail.com> escreveu: > Que piada!!!
Marylin vos Savant, tida como a pessoa
> com o maior QI do mundo 
> (concordo com o Domingos Jr.: bulsshit!) confundiu
> tudo. O problema era 
> assim: num jogo, a pessoa escolha uma entre três
> portas. O apresentador, 
> então, abra uma das portas. Como ele sabe qual é a
> porta que contém o 
> prêmio, ele abre uma que não o contém - já que o
> jogo dar-se-ia por 
> encerrado. A pergunta é: o jogador deveria trocar de
> porta?
> Segundo Marylin, sim!, porque a probabilidade da
> opção que ele teria 
> continuaria 1/3, enquanto a outra aumentaria para
> 2/3!!! Qual a razão disso? 
> A probabilidade da porta que ele escolheu não
> poderia subir subitamente para 
> 1/2, como sugerem os matemáticos. Ora, como então a
> outra porta pode??? Isso 
> ela não explica.
> Ela aparentemente desconhece o conceito primeiro de
> probabilidade, que é a 
> chance de se acertar, e por isso está atrelada ao
> número de possibilidades 
> possíveis e o número de possibilidades "requeridas"
> para se acertar o 
> resultado. Então, a probabilidade será dada - como é
> de conhecimento geral, 
> exceto possivelmente de Marylin - pela divisão do
> número de possibilidades 
> "requeridas" pelo número total de possibilidades.
> Parece-me que ela acredita 
> que a única forma de se aumentar a probabilidade é
> aumentando o número de 
> possibilidades "requeridas". Isso justificaria o
> "we've learned nothing to 
> allow us to revise the chances on the shell under
> your finger" que ela diz. 
> O que mudou, e que ela incrivelmente não percebeu, é
> o número total de 
> possibilidades. Simplificando para ela, o
> numerozinho de baixo diminuiu, 
> então o número do outro lado do sinal de igualdade
> aumentou, já que o 
> numerozinho de cima da fração permaneceu constante.
> Será que assim ela 
> entenderia???

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