Re: [obm-l] ENQUETE - BELEZA MATEMATICA

Que piada!!! Marylin vos Savant, tida como a pessoa com o maior QI do mundo
(concordo com o Domingos Jr.: bulsshit!) confundiu tudo. O problema era
assim: num jogo, a pessoa escolha uma entre três portas. O apresentador,
então, abra uma das portas. Como ele sabe qual é a porta que contém o
prêmio, ele abre uma que não o contém - já que o jogo dar-se-ia por
encerrado. A pergunta é: o jogador deveria trocar de porta?
Segundo Marylin, sim!, porque a probabilidade da opção que ele teria
continuaria 1/3, enquanto a outra aumentaria para 2/3!!! Qual a razão disso?
A probabilidade da porta que ele escolheu não poderia subir subitamente para
1/2, como sugerem os matemáticos. Ora, como então a outra porta pode??? Isso
ela não explica.
Ela aparentemente desconhece o conceito primeiro de probabilidade, que é a
chance de se acertar, e por isso está atrelada ao número de possibilidades
possíveis e o número de possibilidades "requeridas" para se acertar o
resultado. Então, a probabilidade será dada - como é de conhecimento geral,
exceto possivelmente de Marylin - pela divisão do número de possibilidades
"requeridas" pelo número total de possibilidades. Parece-me que ela acredita
que a única forma de se aumentar a probabilidade é aumentando o número de
possibilidades "requeridas". Isso justificaria o "we've learned nothing to
allow us to revise the chances on the shell under your finger" que ela diz.
O que mudou, e que ela incrivelmente não percebeu, é o número total de
possibilidades. Simplificando para ela, o numerozinho de baixo diminuiu,
então o número do outro lado do sinal de igualdade aumentou, já que o
numerozinho de cima da fração permaneceu constante. Será que assim ela
entenderia???