Re: [obm-l] ENQUETE - BELEZA MATEMATICA

Caros Colegas,

Gostaria de pedir desculpas a todos pelos comentários horrorosos que teci
sobre Marilyn vos Savant. Primeiro, porque ela acertou o problema que errei,
e mais, que reiterei meu erro. Cabe aqui um agradecimento especial ao
Claudio que solucionou corretamente, enquanto eu e o Henrique erramos. Eu,
por outro lado, errei mais ao tentar ridicularizar alguém que estava correta
o tempo inteiro. Explico aqui o meu erro, que creio ser o mesmo do Henrique,
para que outros entendam bem: o problema não permitia que a análise fosse
feita através de dois jogos diferentes. Se assim fosse, as probabilidades
das duas portas seriam iguais. Como bem explicou o Claudio, o problema está
na primeira escolha, porque ela altera a probabilidade do que considerei
como o segundo jogo. O pior que fiz, e do que agora me arrependo
profundamente, parece ter sido influenciar a última mensagem do Dirichlet:
"Colegas,nao acreditem em testes de QI!!!!". A ele peço desculpas, em
especial.
Estou escrevendo esse texto para que outros não façam a mesma bobagem que
eu. Antes de comentar algo, reflita bem sobre as possibilidades. Eu não fiz
isso, e olha no que deu. Agora fica claro porque ela tem o QI mais alto do
mundo (reitero: bullshit!!!), e eu não!!!!
Desculpas sinceras, e, desde já, agradeço pela compreensão da minha
ignorância,
"SAPIENTIAM AUTEM NON VICIT MALITIA",
Bernardo