Re: [obm-l] Falha nossa

On Sat, Apr 26, 2003 at 10:40:39AM -0300, Nicolau C. Saldanha wrote:

> Para mim faz todo o sentido falar em S(n) para qualquer inteiro.
> Temos S(1) = 1^3 = 1
>       S(2) = 1^3 + 2^3 = 9
>       S(3) = 1^3 + 2^3 + 3^3 = 36
>
> A propriedade importante é S(n+1) = S(n) + (n+1)^3 o que,
> junto com S(0) = 0, define S.
>
> Mas se você desejar uma interpretação mais explícita, tome
>
> S(n) = 1^3 + 2^3 + ... + n^3, n >= 1
> S(n) = - ( (-1)^3 + (-2)^3 + ... + (n+1)^3 ), n < -1

Pensando mais no assunto achei que isso pode não ter ficado muito
claro, vou dar outra explicação. A notação de Iverson é

[frase] = 1, se 'frase' é verdadeira
          0, se 'frase' é falsa.

Usando esta notação temos

S(n) = soma_k ([k > 0] - [k > n]) (k^3)

onde o somatório é tomado sobre todos os inteiros k.
É claro que só um número finito de termos é não nula.
Esta definição vale para qualquer valor inteiro n e com
ela é bem claro que S(n+1) = S(n) + (n+1)^3.

[]s, N.