Re: [obm-l] [obm-l] Urgente

Ola Leo e demais
colegas desta lista,

Este deve ser um daqueles problemas para alunos de 8 serie, certo ?
Vou tentar fazer. Ve se fica legal :

Se o fazendeiro capina todo o terreno em 10 horas e porque, em 1 hora, ele
capina 1/10 do terreno. Igualmente, se a mulher do fazendeiro capina todo o
terreno em 12 horas, e porque em 1 hora ela capina 1/12 do terreno.

Ora, os dois juntos - fazendeiro e sua mulher - capinando por 1 hora irao
capinar 1/10 + 1/12 do terreno, isto e, os dois juntos trabalhando por 1
hora capinarao 11/60 (11/60 = 1/10 + 1/12) do terreno. Segue que sobrou
49/60 ( 1 - 11/60=49/60) a ser capinado.

Neste momento chega a filha do fazendeiro.

Seja H o numero de horas que a filha gastaria para capinar o terreno
sozinha. Em 1 hora ela capina 1/H do terreno. Em tres horas :

Fazendeiro : 3/10 do terreno
Mulher do fazendeiro : 3/12=1/4
filha do fazendeiro : 3/H

Claramente que deve ser :

3/10  +   1/4  +  3/H = 49/60
3/H = 49/60 - 33/60
3/H=16/60 => H/3=15/4 => H=11,25 horas

A filha do fazendeiro, sozinha, capina o terreno em 11 horas e 15 minutos.

E entao ? Ficou legal ? Veja que cheguei a mesma resposta que voce. Se voce
errou, eu tambem errei ...

Bom, mas agora vamos deixar este problema mais interessante.

Suponha que o fazendeiro sofre de reumatismo, a esposa dele, de artrite.
Isso faz com que o fazendeiro so possa trabalhar alternando uma hora de
trabalho por uma hora de descanso. A esposa dele, em virtude da artrite, so
pode trabalhar ininterruptamente por 45 minutos, descansando os 45 minutos
seguintes.

Se nao fosse a reumatismo, o fazendeiro capinaria todo o terreno em 12
horas, a esposa dele, caso nao sofresse de artrite, capinaria todo o terreno
em 18 horas.

Como eles devem planejar o trabalho para que, os dois capinando, terminem no
tempo minimo ?

Um abraco
Paulo Santa Rita
6,1938,190702

>From: "leo" <leonardo.navarro@bol.com.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: Re: [obm-l] [obm-l] Urgente Date: Fri, 19 Jul 2002 17:23:19 -0300
>
>Olá,
>
>Não sei se fiz uma grande besteira, mas cheguei em h = 11,25, fazendo o
>seguinte:
>
>O fazendeiro leva 10 horas para capinar sozinho um terreno "A"
>A= H x V   (sendo v a velocidade do fazendeiro)
>V= A/10
>
>A mulher do fazendeiro leva 12 horas sozinha para capinar o mesmo terreno
>A= Hm x Vm
> [...]

MSN Photos é a maneira mais fácil e prática de editar e compartilhar sua
fotos: http://photos.msn.com.br