Re: [obm-l] Algoritmos

Ola Pessoal,

Me parece que este problema ja foi proposto antes e, se nao me engano, o
Marcio ou o Duda derao uma solucao usando matrizes. Mas nao tenho certeza.

Bom, ja que o Vinicius fez a ( bela ) solucao inversa, vou dar as bases
matematicas para voces desenvolverem uma solucao direta. Me parece que este
problema ja foi proposto antes

Seja N o numero inicial de cartas, dispostas na forma de um monte. Como as
cartas sao numeradas a partir de 1 da base para o topo, segue que a carta do
topo e N.

O Algoritmo e iniciado :

A carta N vai para a base do monte, a carta N-1 fica no topo. Apos esta
primeira iteracao, se olhassemos as cartas da base para o topo, veriamos :

N,1,2,3, ...,N-1

O algoritmno segue ... A carta N-1 sera eliminada, a carta N-2 fica no topo.
Esta ultima carta sera entao conduzida a base do monte. Se apos este
movimento olhassemos o monte da base para o topo, veriamos :

N-2,N,1,2,3, ...,N-3.

Duas coisas sao evidentes :

1) A carta N esta "subindo" e, inevitavelmente, retornara ao topo do monte.
2) Quando a carta N retornar ao topo do monte o algoritmo tera eliminado
todas as cartas com paridade diferente da paridade da carta N.

Portanto, quando N retornar ao topo do monte, so haverao : cartas impares se
N e impar; cartas pares se N e par. Dai concluimos que a carta que sobra tem
a paridade de N. Como a carta que sobrou foi 2001, concluimos que N e impar.

Seja portanto N=2p+1, para algum p inteiro positivo.

Quando N RETORNAR ao topo, ela sera conduzida novamente a base do monte ou
sera eliminada ? SERA ELIMINADA ! Por que ? Porque a acao atual que o
algoritmo vai efetuar sobre a carta do topo, quando esta carta ja esteve no
topo anteriormente, DEPENDE UNICAMENTE DA PARIDADE DA QUANTIDADE DE CARTAS
QUE HAVIAM QUANDO A CARTA ESTEVE NO TOPO PELA ULTIMA VEZ ... complicou ?

Para ver isso claramente, IMAGINE o monte de cartas num momento qualquer de
execucao do algoritmo e suponha que a carta atual que esta no topo sera
conduzida a base do monte. Enumere mentalmente as cartas da base para o
topo, a partir de 1. Seja P a carta do topo do Monte. Associando 1 a acao de
conduzir a carta a base; 0, a acao de eliminar a carta.

Olhando da base para o topo teriamos :

C1,C2,C3,C4,C5,...,Cp-2,Cp-1,Cp

Associando as acoes as cartas :

(0,C1),(1,C2),(0,C3),(1,C4),...,(0,Cp-1),(1,Cp) se p e par
(1,C1),(0,C2),(1,C3),(0,C4),...,(0,Cp-1),(1,Cp) se p e impar

Esta simples observacao mostra claramente que se uma carta RETORNA ao topo
do monte, ela sera entao eliminada se na ultima vez que ela esteve no topo
havia um numero impar de cartas.

Ora, a carta 2001 e a carta que sobra ... e portanto a carta que fica no
topo do ultimo monte ... o monte com UMA carta ... alguma carta estava
portanto sobre ela e foi eliminada ... ela portanto jamais esteve no topo de
um monte com um numero impar de cartas ... ela portanto esteve no topo de um
monte com  ... 2 cartas, 4 cartas,  8 cartas, 16 cartas, ... 2^X cartas

Bom, pra mim, depois destas observacoes, que foram simplesmente o registro
de fatos derivados do ato de acompanhar com a mente a visualizacao do
algoritmo em operacao, o problema esta resolvido.

Pois a carta 2001 e impar ! Quando ela esteve no topo pela primeira vez, se
olhassemos da base para o topo, veriamos :

2003, 2005, 2007, ..., N-4, N-2, N,1,2,3,4,...,2001

Assim, pelo que vimos, a sequencia acima deve ter uma potencia de 2 de
termos. So pode ser 2048=2^11 ( pois 4096 implica N > 500 ). Logo, a PA :

2003, 2005, 2007, ..., N-4, N-2, N

tem 47 termos ! Isto e : N=2003+46*2 => N=2095

Claramente que e trivial generalizar este raciocinio para ser aplicado em
qualquer circunstancia, desde que seja dado o limitante superior para o
monte ( neste caso N < 5000 ) e a carta final ( neste caso 2001 ).

Muitas questoes computacionais verdadeiramente interessantes tem esta
caracteristica... Elas pedem previamente uma solucao matematica ... O
algoritmo tao somente uma implementacao da solucao solucao.

No caso deste problema, um mero "printf" da a solucao. Esta a vantagem de um
  ataque direto, deste que se tenha sucesso na solucao matematica. Fica como
exercicio alguem publicar o algoritmo direto !

Um abraco a todos !
Paulo Santa Rita
6,1849,190702