Re: Curiosidade

Prezado Nicolau,
Gostei muito de suas observações sobre as questões, especialmente aquelas,
esclarecedoras, sobre o questionamento de que probabilidade está associada ao
problema  etc. É pena que eu não consegui abrir o segundo arquivo que você enviou.
Quanto a resposta ao problema que você acha que está errada, ela é dada no artigo
citado, e que pode ser vista como uma conseqüência do que o autor lá desenvolveu.
Obrigado
Benedito Freire

"Nicolau C. Saldanha" wrote:

> Depois de responder, notei que não apenas o enunciado é incompleto
> mas os dois enunciados se contradizem. De acordo com o item (1),
> a resposta do item (2) deveria ser 3/4 e não a expressão complicada,
> aliás com parêntesis descasados, que aparece no item (2).
>
> De qualquer forma, encontrei uma interpretação que me pareceu satisfatória
> para obter a resposta do item (a). Se tomamos três pontos ao acaso
> no círculo unitário (a curva apenas, não o disco) então a probabilidade
> de obtermos um triângulo acutângulo é realmente 1/4.
> A demonstração não é difícil.

> [...]
begin:vcard
n:Freire;Benedito Tadeu
tel;fax:55 84 211 92 19
tel;work:55 84 215 38 20
x-mozilla-html:TRUE
org:Chefe do Departamento de Matemática;UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
adr:;;Caixa Postal 1214;Natal;Rio Grande do Norte;59075-970;Brasil
version:2.1
email;internet:bene@ccet.ufrn.br
title:Benedito Tadeu Vasconcelos Freire
end:vcard