[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[obm-l] Re: [obm-l] O Erro Comum da Generalização ( Ou induções equivocadas )



Não é questão de sofisma nem são casos isolados.
Se reclamo,é com sustentação argumentativa.Basta verificar a qualidade do ensino matemático e a aprendizagem dos alunos.
 
Vc fica na defensiva e acredita que por meio de palavras "sábias" consegue esconder a verdade.É muito simples,os médicos hipócritas defendem os médicos hipócritas,os dentistas hipócritas defendem os dentistas hipócritas,e por aí vai.
 
João Paulo
 
 
----- Original Message -----
Sent: Sunday, July 13, 2003 1:16 AM
Subject: [obm-l] O Erro Comum da Generalização ( Ou induções equivocadas )




Há muito tenho me impressionado com a capacidade, creio exacerbada sobretudo
nos brasileiros, de falarem com certeza sobre temas que absolutamente
desconhecem. É bastante comum um aluno do ciclo básico de qq curso de
engenharia afirmar que os cursos de cálculo diferencial e integral são
desnecessários, posto que existem calculadoras científicas altamente
avançadas.  Ainda pior,  muitos alunos dos ensinos fundamental e médio , e
tb "pré-vestibulandos"  que , ainda que com enorme desconhecimento de
mérito, apostam que a Matemática é algo abominável e absolutamente
desnecessário a um cidadão "comum", mesmo sem saber exatamente o que vem a
ser Matemática. Afirmações do tipo: "todos os professores (... )"  são, à
luz da lógica matemática, absolutamente levianas, pois se tratam da
mal-fadada indução e´pírica, isto é, a generalização de um fato à partir de
uma certa quantidade de casos particulares. Causa-me certa estranheza o
comportamento desrespeitoso com que uma ciência, e evidentemente
encontram-se aí desrespeitados seus pesquisadores, é tratada por aqueles
que, por qq motivo, não a conhecem. è mais ou menos como a atitude da
criança que nunca comeu uma certa verdura, mas não gosta da mesma. Seria
sadio que nós professores de Matemática, principalmente, especialmente
aqueles que formam os futuros professores , como meu caso, tentássemos cada
dia mais , reduzir o distanciamento entre o mito matemático e a realidade
matemática. Só assim deixaríamos de ser vítimas( ou algozes... ) do sistema
educacional vigente.

Saudações,
Frederico.

_________________________________________________________________
MSN Hotmail, o maior webmail do Brasil.  http://www.hotmail.com

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================

----
Email.it, the professional e-mail, gratis per te: clicca qui

Sponsor:
L'interpretazione dei doni di orti, frutteti, prati e giardini nel nostro Ristoro Sunflower.
Clicca qui