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Re: [obm-l] Re: [obm-l] O Erro Comum da Generaliza��o ( Ou indu��es equivocadas )




Em 3 de junho o moderador da lista  eliminou  o colega  Joao Paulo Cisne 
com a seguinte mensagem:


O colega <<mailto:roxette_lover@email.it>roxette_lover@email.it> acaba de 
ser exclu�do da lista

Ignorem as suas mensagens.


[]s

joao dias

At 02:49 13/7/2003, you wrote:

>N�o � quest�o de sofisma nem s�o casos isolados.
>Se reclamo,� com sustenta��o argumentativa.Basta verificar a qualidade do 
>ensino matem�tico e a aprendizagem dos alunos.
>
>Vc fica na defensiva e acredita que por meio de palavras "s�bias" consegue 
>esconder a verdade.� muito simples,os m�dicos hip�critas defendem os 
>m�dicos hip�critas,os dentistas hip�critas defendem os dentistas 
>hip�critas,e por a� vai.
>
>Jo�o Paulo
>
>
>----- Original Message -----
>From: <mailto:fredericor@hotmail.com>Frederico Reis Marques de Brito
>To: <mailto:obm-l@mat.puc-rio.br>obm-l@mat.puc-rio.br
>Sent: Sunday, July 13, 2003 1:16 AM
>Subject: [obm-l] O Erro Comum da Generaliza��o ( Ou indu��es equivocadas )
>
>
>
>
>H� muito tenho me impressionado com a capacidade, creio exacerbada sobretudo
>nos brasileiros, de falarem com certeza sobre temas que absolutamente
>desconhecem. � bastante comum um aluno do ciclo b�sico de qq curso de
>engenharia afirmar que os cursos de c�lculo diferencial e integral s�o
>desnecess�rios, posto que existem calculadoras cient�ficas altamente
>avan�adas.  Ainda pior,  muitos alunos dos ensinos fundamental e m�dio , e
>tb "pr�-vestibulandos"  que , ainda que com enorme desconhecimento de
>m�rito, apostam que a Matem�tica � algo abomin�vel e absolutamente
>desnecess�rio a um cidad�o "comum", mesmo sem saber exatamente o que vem a
>ser Matem�tica. Afirma��es do tipo: "todos os professores (... )"  s�o, �
>luz da l�gica matem�tica, absolutamente levianas, pois se tratam da
>mal-fadada indu��o e�p�rica, isto �, a generaliza��o de um fato � partir de
>uma certa quantidade de casos particulares. Causa-me certa estranheza o
>comportamento desrespeitoso com que uma ci�ncia, e evidentemente
>encontram-se a� desrespeitados seus pesquisadores, � tratada por aqueles
>que, por qq motivo, n�o a conhecem. � mais ou menos como a atitude da
>crian�a que nunca comeu uma certa verdura, mas n�o gosta da mesma. Seria
>sadio que n�s professores de Matem�tica, principalmente, especialmente
>aqueles que formam os futuros professores , como meu caso, tent�ssemos cada
>dia mais , reduzir o distanciamento entre o mito matem�tico e a realidade
>matem�tica. S� assim deixar�amos de ser v�timas( ou algozes... ) do sistema
>educacional vigente.
>
>Sauda��es,
>Frederico.
>
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