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Re: [obm-l] Re: [obm-l] O Erro Comum da Generalização ( Ou induções equivocadas )
Em 3 de junho o moderador da lista eliminou o colega Joao Paulo Cisne
com a seguinte mensagem:
O colega <<mailto:roxette_lover@email.it>roxette_lover@email.it> acaba de
ser excluído da lista
Ignorem as suas mensagens.
[]s
joao dias
At 02:49 13/7/2003, you wrote:
>Não é questão de sofisma nem são casos isolados.
>Se reclamo,é com sustentação argumentativa.Basta verificar a qualidade do
>ensino matemático e a aprendizagem dos alunos.
>
>Vc fica na defensiva e acredita que por meio de palavras "sábias" consegue
>esconder a verdade.É muito simples,os médicos hipócritas defendem os
>médicos hipócritas,os dentistas hipócritas defendem os dentistas
>hipócritas,e por aí vai.
>
>João Paulo
>
>
>----- Original Message -----
>From: <mailto:fredericor@hotmail.com>Frederico Reis Marques de Brito
>To: <mailto:obm-l@mat.puc-rio.br>obm-l@mat.puc-rio.br
>Sent: Sunday, July 13, 2003 1:16 AM
>Subject: [obm-l] O Erro Comum da Generalização ( Ou induções equivocadas )
>
>
>
>
>Há muito tenho me impressionado com a capacidade, creio exacerbada sobretudo
>nos brasileiros, de falarem com certeza sobre temas que absolutamente
>desconhecem. É bastante comum um aluno do ciclo básico de qq curso de
>engenharia afirmar que os cursos de cálculo diferencial e integral são
>desnecessários, posto que existem calculadoras científicas altamente
>avançadas. Ainda pior, muitos alunos dos ensinos fundamental e médio , e
>tb "pré-vestibulandos" que , ainda que com enorme desconhecimento de
>mérito, apostam que a Matemática é algo abominável e absolutamente
>desnecessário a um cidadão "comum", mesmo sem saber exatamente o que vem a
>ser Matemática. Afirmações do tipo: "todos os professores (... )" são, à
>luz da lógica matemática, absolutamente levianas, pois se tratam da
>mal-fadada indução e´pírica, isto é, a generalização de um fato à partir de
>uma certa quantidade de casos particulares. Causa-me certa estranheza o
>comportamento desrespeitoso com que uma ciência, e evidentemente
>encontram-se aí desrespeitados seus pesquisadores, é tratada por aqueles
>que, por qq motivo, não a conhecem. è mais ou menos como a atitude da
>criança que nunca comeu uma certa verdura, mas não gosta da mesma. Seria
>sadio que nós professores de Matemática, principalmente, especialmente
>aqueles que formam os futuros professores , como meu caso, tentássemos cada
>dia mais , reduzir o distanciamento entre o mito matemático e a realidade
>matemática. Só assim deixaríamos de ser vítimas( ou algozes... ) do sistema
>educacional vigente.
>
>Saudações,
>Frederico.
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