[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_O_Erro_Comum_da_Generalização_(_Ou_induções_equivocadas_)_



"Voce nao precisa salvar o mundo.Mas nao acabe
com ele"
 --- "J.Paulo_roxer_´til_the_end"
<roxette_lover@email.it> escreveu: > Não é
questão de sofisma nem são casos
> isolados.
> Se reclamo,é com sustentação
> argumentativa.Basta verificar a qualidade do
> ensino matemático e a aprendizagem dos alunos.
> 
> Vc fica na defensiva e acredita que por meio de
> palavras "sábias" consegue esconder a verdade.É
> muito simples,os médicos hipócritas defendem os
> médicos hipócritas,os dentistas hipócritas
> defendem os dentistas hipócritas,e por aí vai.
> 
> João Paulo
> 
> 
> ----- Original Message ----- 
>   From: Frederico Reis Marques de Brito 
>   To: obm-l@mat.puc-rio.br 
>   Sent: Sunday, July 13, 2003 1:16 AM
>   Subject: [obm-l] O Erro Comum da
> Generalização ( Ou induções equivocadas ) 
> 
> 
> 
> 
> 
>   Há muito tenho me impressionado com a
> capacidade, creio exacerbada sobretudo 
>   nos brasileiros, de falarem com certeza sobre
> temas que absolutamente 
>   desconhecem. É bastante comum um aluno do
> ciclo básico de qq curso de 
>   engenharia afirmar que os cursos de cálculo
> diferencial e integral são 
>   desnecessários, posto que existem
> calculadoras científicas altamente 
>   avançadas.  Ainda pior,  muitos alunos dos
> ensinos fundamental e médio , e 
>   tb "pré-vestibulandos"  que , ainda que com
> enorme desconhecimento de 
>   mérito, apostam que a Matemática é algo
> abominável e absolutamente 
>   desnecessário a um cidadão "comum", mesmo sem
> saber exatamente o que vem a 
>   ser Matemática. Afirmações do tipo: "todos os
> professores (... )"  são, à 
>   luz da lógica matemática, absolutamente
> levianas, pois se tratam da 
>   mal-fadada indução e´pírica, isto é, a
> generalização de um fato à partir de 
>   uma certa quantidade de casos particulares.
> Causa-me certa estranheza o 
>   comportamento desrespeitoso com que uma
> ciência, e evidentemente 
>   encontram-se aí desrespeitados seus
> pesquisadores, é tratada por aqueles 
>   que, por qq motivo, não a conhecem. è mais ou
> menos como a atitude da 
>   criança que nunca comeu uma certa verdura,
> mas não gosta da mesma. Seria 
>   sadio que nós professores de Matemática,
> principalmente, especialmente 
>   aqueles que formam os futuros professores ,
> como meu caso, tentássemos cada 
>   dia mais , reduzir o distanciamento entre o
> mito matemático e a realidade 
>   matemática. Só assim deixaríamos de ser
> vítimas( ou algozes... ) do sistema 
>   educacional vigente.
> 
>   Saudações,
>   Frederico.
> 
>  
>
_________________________________________________________________
>   MSN Hotmail, o maior webmail do Brasil. 
> http://www.hotmail.com
> 
>  
>
=========================================================================
>   Instruções para entrar na lista, sair da
> lista e usar a lista em
>  
>
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
>  
>
=========================================================================
> 
> 
> --
> Email.it, the professional e-mail, gratis per
> te: http://www.email.it/f
> 
> Sponsor:
> L'interpretazione dei doni di orti, frutteti,
> prati e giardini nel nostro Ristoro Sunflower.
> Clicca qui:
http://adv.email.it/cgi-bin/foclick.cgi?mid=1478&d=13-7 

_______________________________________________________________________
Yahoo! Mail
Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus, proteção contra spam.
http://br.mail.yahoo.com/
=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================