[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_O_Erro_Comum_da_Generalização_(_Ou_induções_equivocadas_)_
"Voce nao precisa salvar o mundo.Mas nao acabe
com ele"
--- "J.Paulo_roxer_´til_the_end"
<roxette_lover@email.it> escreveu: > Não é
questão de sofisma nem são casos
> isolados.
> Se reclamo,é com sustentação
> argumentativa.Basta verificar a qualidade do
> ensino matemático e a aprendizagem dos alunos.
>
> Vc fica na defensiva e acredita que por meio de
> palavras "sábias" consegue esconder a verdade.É
> muito simples,os médicos hipócritas defendem os
> médicos hipócritas,os dentistas hipócritas
> defendem os dentistas hipócritas,e por aí vai.
>
> João Paulo
>
>
> ----- Original Message -----
> From: Frederico Reis Marques de Brito
> To: obm-l@mat.puc-rio.br
> Sent: Sunday, July 13, 2003 1:16 AM
> Subject: [obm-l] O Erro Comum da
> Generalização ( Ou induções equivocadas )
>
>
>
>
>
> Há muito tenho me impressionado com a
> capacidade, creio exacerbada sobretudo
> nos brasileiros, de falarem com certeza sobre
> temas que absolutamente
> desconhecem. É bastante comum um aluno do
> ciclo básico de qq curso de
> engenharia afirmar que os cursos de cálculo
> diferencial e integral são
> desnecessários, posto que existem
> calculadoras científicas altamente
> avançadas. Ainda pior, muitos alunos dos
> ensinos fundamental e médio , e
> tb "pré-vestibulandos" que , ainda que com
> enorme desconhecimento de
> mérito, apostam que a Matemática é algo
> abominável e absolutamente
> desnecessário a um cidadão "comum", mesmo sem
> saber exatamente o que vem a
> ser Matemática. Afirmações do tipo: "todos os
> professores (... )" são, à
> luz da lógica matemática, absolutamente
> levianas, pois se tratam da
> mal-fadada indução e´pírica, isto é, a
> generalização de um fato à partir de
> uma certa quantidade de casos particulares.
> Causa-me certa estranheza o
> comportamento desrespeitoso com que uma
> ciência, e evidentemente
> encontram-se aí desrespeitados seus
> pesquisadores, é tratada por aqueles
> que, por qq motivo, não a conhecem. è mais ou
> menos como a atitude da
> criança que nunca comeu uma certa verdura,
> mas não gosta da mesma. Seria
> sadio que nós professores de Matemática,
> principalmente, especialmente
> aqueles que formam os futuros professores ,
> como meu caso, tentássemos cada
> dia mais , reduzir o distanciamento entre o
> mito matemático e a realidade
> matemática. Só assim deixaríamos de ser
> vítimas( ou algozes... ) do sistema
> educacional vigente.
>
> Saudações,
> Frederico.
>
>
>
_________________________________________________________________
> MSN Hotmail, o maior webmail do Brasil.
> http://www.hotmail.com
>
>
>
=========================================================================
> Instruções para entrar na lista, sair da
> lista e usar a lista em
>
>
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
>
>
=========================================================================
>
>
> --
> Email.it, the professional e-mail, gratis per
> te: http://www.email.it/f
>
> Sponsor:
> L'interpretazione dei doni di orti, frutteti,
> prati e giardini nel nostro Ristoro Sunflower.
> Clicca qui:
http://adv.email.it/cgi-bin/foclick.cgi?mid=1478&d=13-7
_______________________________________________________________________
Yahoo! Mail
Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus, proteção contra spam.
http://br.mail.yahoo.com/
=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================