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[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Quest�o do cartaz
> Infelizmente, quest�es SINT�TICAS e METODOL�GICAS como essas n�o s�o
> discutidas SISTEMATICAMENTE nos cursos "tradicionais" de matem�tica. (Isto
> n�o acontece em cursos de L�gica Matem�tica ou de Programa��o de
> Computadores.) Conseq�entemente, os alunos aprendem a fazer c�lculos e
> resolver problemas padronizados, mas n�o aprendem a pensar e CRITICAR fatos
> estabelecidos. T�o importante quanto a arte de resolver problemas � a
> capacidade de organizar o conhecimento em um corpo coeso de fatos e
> CONVEN��ES baseadas em julgamentos inteligentes. Matem�ticos n�o s�o apenas
> resolvedores de problemas; s�o, tamb�m, construtores de teorias. Aqui vai um
> exerc�cio para voc� treinar a sua observa��o e senso cr�tico: por que se
> convenciona que a multiplica��o tem preced�ncia sobre a adi��o? Isto �, por
> que se convenciona que "a + b*c = a+(b*c)" e n�o que "a + b*c = (a+b)*c"?
> PENSE sobre isto e poder� chegar � resposta por si mesmo (como eu pr�prio
> cheguei).
Tb eh interessante pensar na procedencia de potencias dentro de raizes
quadradas. Veja :
sqrt((-3)^2) = ?
Certamente pela definicao de modulo voce sabe que isso eh
|-3| = 3
Portanto, devemos primeiro aplicar a potencia no -3 e depois multiplicar
as potencias 2 por 1/2. Caso contrario obteriamos
((-3)^2)^(0.5) = (-3)^(2*0.5) = (-3)^1 = -3 !!!!
niski
--
[about him:]
It is rare to find learned men who are clean, do not stink and have a
sense of humour.
Gottfried Whilhem Leibniz
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Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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