Re: [obm-l] Norma

Oi, Carlos:

Exatamente. Pensei nisso hoje de manhã quando tomava banho....

Pra ser mais exato, eu estava pensando no caso em que dim(V) é infinita,
onde seria conveniente que o corpo, além de ordenado, fosse completo (e,
portanto, igual a R)

Por exemplo, se V = espaço das sequências infinitas de nos. reais, podemos
considerar o subespaço W das sequências infinitas cujas séries
correspondentes são absolutamente convergentes.

Nesse caso, se x = (x1,x2,x3,...) e y = (y1,y2,y3,...),
podemos definir uma norma em W pondo: N(x) = |x1| + |x2| + |x3| + ....
(idem pra N(y))

(N1) N(x) = 0 <==> x = (0,0,0,...)
(N2) N(ax) = |ax1| + |ax2| + |ax3| + .. = |a|N(x)
(N3) N(x+y) = |x1+y1| + |x2+y2| + ... <= |x1| + |y1| + |x2| + |y2| = N(x) +
N(y)  (dado que podemos rearranjar os termos de uma série absolutamente
convergente).

Se o corpo não for completo, vão existir elementos de W cuja norma não é
definida.

*****

O que é um corpo ordenado Pitagórico? Eu já ouvi falar em corpos ordenados
Arquimedianos - aqueles nos quais N (definido como o subconjunto do corpo
que obedece aos axiomas de Peano) é ilimitado superiormente, ou
equivalentemente, dados quaisquer a, b > 0, existe n em N tal que na > b.

*****

De fato, pra definição de norma fazer sentido, o corpo tem que ser ordenado.
Tirando os corpos contidos em R, o único outro corpo ordenado que eu conheço
(e que, por acaso, não é arquimediano) é o das funções racionais p(x)/q(x),
onde p(x) e q(x) pertencem a R[x] e q(x) <> 0. Assim, acho que dá pra
imaginar um espaço vetorial sobre este corpo que tenha uma norma com valores
neste corpo.  Quanto a uma "aplicação interessante" disso, por enquanto eu
vou ficar devendo...mas também gostaria de ver alguma.

Um abraço,
Claudio.