Re: [obm-l] 2 Problemas

Estou mandando novamente um e-mail que as máquinas provavelmente engoliram.

A resposta para o problema 2 no caso de n = 3 você pode encontrar em
http://www.kalva.demon.co.uk/short/soln/sh965.html
Por um acaso caiu no banco da IMO de 96.
O enunciado da questão é o seguinte:
" The real polynomial p(x) = ax3 + bx2 + cx + d is such that |p(x)| <= 1 for
all x such that |x| <= 1. Show that |a| + |b| + |c| + |d| <= 7. "

Para o caso de n = 2, ou seja, p(x) = ax^2 + bx + c, eu consegui demonstrar
que |a| + |b| + |c| <= 17.
Para isto basta fazer x = 0, x = 1/2, x = 1 e depois manipular as
desigualdades que surgem. É quase a mesma idéa do caso n = 3.

Até mais,
Marcelo Rufino de Oliveira