Problemas enganosos, he he he...

Caros parceiros de lista,

é, realmente a questão dos peixes é bem criativa, bem como aquela do test
on-line da página da Obm. Para os que não conhecem o tal problema, aí vai:

Jogavam Bota-Fogo e Friburguense. No início da partida, 99% da torcida era
botafoguense. Ao término do primeiro tempo, o placar apontava 4 a 0 a favor
do Friburguense, e aí verificou-se que apenas 90% da torcida presente no
estádio era do Bota-Fogo. Sabendo que ninguém entrou no estádio após o
início da partida, qual é a porcentagem dos jogadores do Bota-Fogo que
dexaram o estádio?

A) 9%               B) 10%               C) 11%                 D) 12%
E) 91%

Acho que todo mundo desta lista sabe a alternativa correta...

Mas o que mais me impressionou foi algo que li recentemente, num livro de
Simon Sigh, o qual se intitulava "O Último Teorema de Fermat". O problema
que me impressionou não tem nada a ver com isso. Ele é o seguinte:

"Considere, num campo de futebol, os dois times e o juiz. Qual é a
probabilidade de duas pessoas fazerem aniversário no mesmo dia do ano?."

A resposta me enganou muito. Pensem sobre ele e, se precisar, eu dou a
resposta...

Um abraço aos gremistas e a todos os outros,

Lucas